A ginecologista Maria Elisa Noriler explica as vantagens e desvantagens de seu uso, como escolher o tamanho, fazer a higiene e se traz riscos

O que é e como funciona o coletor menstrual? A ginecologista Maria Elisa Noriler explica que se trata de um copo em formato de cone feito de material flexível de silicone hipoalergênico que se adapta ao corpo da mulher. Diferentemente do absorvente interno, o coletor não é introduzido no fundo do canal vaginal, mas sim na entrada da vagina durante o período menstrual pela própria mulher.

A mulher usa um único coletor durante toda a menstruação ou precisa ter vários? Segundo a médica, usa-se apenas um único coletor. E recomendável que se esvazie o coletor menstrual a cada 12 horas. Quem tem um fluxo mais intenso pode antecipar o esvaziamento para a cada 6 ou 8 horas.

O coletor menstrual varia de tamanho conforme o fluxo? Como fazer a higiene do coletor? Não. Segundo Maria Elisa, o tamanho do coletor varia conforme o tamanho da vagina. Quem tem a vagina mais curta pode usar o mini. Já aquelas que passaram por gestação podem utilizar o tamanho 1 e as que nunca passaram e têm menos de 30 anos podem usar o tipo 2, afirma. A higiene do coletor deve ser feita com água fria e sabão. Após o uso no período menstrual, é recomendável fervê-lo.

Qual a vantagem do coletor menstrual em relação ao absorvente interno? A ginecologista afirma que o coletor é mais higiênico, oferecendo baixo risco de infecções. Além disso, como não permite que o sangue entre em contato com o ar, evita o mau odor, como pode ocorrer com os absorventes externos. Ela ressalta ainda que é hipoalergênico e dá liberdade para fazer atividades físicas.

Há risco de a menstruação vazar usando coletor? Segundo a ginecologista, se o coletor for colocado de forma errada, a menstruação pode vazar. Outro caso em que há risco de vazamento, é quando o fluxo é muito intenso e o coletor não é esvaziado por mais de 6 horas.

Pode ser usado para esportes aquáticos? Sim, de acordo com a médica. Mas ela destaca que é importante sempre esvaziá-lo antes de entrar na água para fazer a atividade física. “Como ele cria um vácuo dentro da vagina, dificilmente vazará”, afirma.

O coletor menstrual pode acabar com o uso de absorventes no futuro? Segundo Maria Elisa, sim. “Depois que as mulheres experimentam o coletor menstrual não querem mais voltar aos antigos absorventes, pois os benefícios são muitos”, afirma. Ela ressalta que, além dos benefícios já citados, uma maior consciência ambiental está fazendo com que o coletor ganhe mais espaço. Mas os absorventes não serão extintos, por enquanto, porque nem todas as mulheres gostam de usar objetos internos, de acordo com a médica.

O coletor menstrual pode ser usado por quem nunca teve relações sexuais? A ginecologista não recomenda. “A fragilidade do hímen pode ser rompida. Para as mulheres virgens, cabe ainda o uso de absorventes clássicos”, afirma.

Quais são as contraindicações do coletor menstrual? Aumenta a cólica? É difícil de colocar? De acordo com Maria Elisa, o coletor é contraindicado a mulheres com septo vaginal, uma malformação da vagina, e para quem não teve ainda relações sexuais. Ela explica que o coletor não aumenta a cólica nem apresenta nenhuma dificuldade para ser usado. “Existem vários vídeos na internet bem explicativos para a mulher que tem interesse em iniciar o uso”, orienta.

Caso não seja higienizado adequadamente, pode ser colonizado por bactérias? Sim, afirma a médica. Ela enfatiza a importância da lavagem do coletor, que pode ser feita com água corrente e sabonete líquido durante o banho. “Quando for guardar o coletor para o próximo ciclo, lembre-se de lavar com água quente e secá-lo bem, além de mantê-lo em ambiente que não seja úmido”, frisa.

Fonte | R7

 
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)