Tempo seco e o grande número de queimadas em agosto deste ano elevaram o consumo de água em 7% em Cuiabá em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram consumidos 203 milhões de litros a mais.

A concessionária Águas Cuiabá, responsável pelo sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Cuiabá, tem alertado a população para o consumo consciente e moderado de água para evitar o desabastecimento, já que os níveis dos rios Cuiabá e Coxipó diminuíram.

Além disso, o tempo seco e o grande número de queimadas em agosto elevaram o consumo de água da população cuiabana em 7% em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com a concessionária, foram consumidos 203 milhões de litros a mais.

Caminhões-pipa estão sendo disponibilizados para fornecer água nos bairros da capital, como acontece no Bairro Santa Terezinha. Dois caminhões-pipa ficam de plantão no bairro, das 8h às 20h, para atender aos moradores que não tinham reserva de água em casa. A ação permanecerá no bairro durante todos o mês de setembro, inclusive aos finais de semana.

A empresa afirmou que foram reforçadas as equipes de plantão, para a conferência permanente das condições das redes de abastecimento da cidade.

Segundo a concessionária, existe a necessidade de aumentar o volume de produção de água tratada, em Cuiabá. Como ação imediata, uma nova bomba foi instalada no Rio Coxipó para otimizar a captação.

Desperdício e furto de água

Além da baixa dos rios e o consumo acelerado, outros fatores que têm provocado queda na capacidade de produção de água tratada, segundo a concessionária, são vazamentos e furtos de água.

A Águas Cuiabá afirmou que tem substituído as tubulações antigas em diversos bairros da capital e aumentado a fiscalização com o objetivo de agilizar os procedimentos de reparo de vazamentos.

Já em relação aos “gatos” a concessionária informou que fez parceria com a polícia para combater os furtos, que tira água dos clientes regulares e coloca o sistema em risco.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)