O diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, anunciou nesta sexta-feira (13), que a cidade terá racionamento de água a partir da próxima semana. Segundo ele, em razão da estiagem, os reservatórios estão muito baixos e é necessário diminuir o consumo.

De acordo com Wesley Lopes Torres, o abastecimento será feito dia sim, dia não, a partir da próximo segunda-feira (16).

“Queremos evitar o que o ocorreu em 2016, que ficamos totalmente sem água. Então, o racionamento nos ajudará a manter o estoque nos reservatórios até que chova”, explicou.

Segundo o diretor, a situação é amenizada pelas lagoas de reservação na Estação de Tratamento de Água (ETA) Queima Pé.

Wesley Lopes Torres, diretor do Samae em Tangará da Serra — Foto: Prefeitura de Tangará da Serra/ Assessoria

Wesley Lopes Torres, diretor do Samae em Tangará da Serra — Foto: Prefeitura de Tangará da Serra/ Assessoria

“Estas lagoas nos dão, até agora, fôlego para enfrentar a falta de chuvas, mas elas tem um limite nas suas capacidades que está muito próximo”, observou.

Como vai funcionar?

Diante da situação extrema, o Samae dividiu a cidade por setores e fará o racionamento de água nos bairros de forma escalonada.

A autarquia também reduzirá o volume de água tratada. A ETA Queima Pé tem capacidade de tratamento e distribuição de 340 litros de água por segundo. Com o racionamento, esse volume será reduzido para 250 a 280 litros/segundo.

Já os bairros abastecidos por poços artesianos não serão submetidos ao escalonamento. Entretanto, não estão livres das medidas de racionamento, já que a vazão dos poços também é impactada com falta de chuvas.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)