A Câmara Municipal de Vereadores está iluminada neste mês com luzes amarelas, para marcar a passagem de mais um setembro amarelo, um alerta sobre a prevenção ao suicídio. O objetivo da iluminação diferenciada é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes por esta causa, e mobilizar a sociedade para discutir o tema.

Setembro Amarelo é uma campanha que teve início no Brasil em 2015, e visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 100 mil habitantes a taxa de suicídios aumentou 7% no Brasil. Os homens são os que mais morrem por causas autoprovocadas, foram 9,7 a cada 100 mil entre os homens e 2,8 a cada 100 mil entre as mulheres em 2016. Cerca de 800 mil pessoas no mundo acabam com suas vidas todos os anos, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos.

O suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero, e saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo é o primeiro e mais importante passo.

No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) é responsável por promover apoio emocional e prevenção do suicídio, atende gratuitamente, sob total sigilo, por telefone (188), email e chat 24 horas todos os dias. O site do CVV é: https://www.cvv.org.br/.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)