A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de “Onda de Calor”, na manhã desta terça-feira (10). Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura deve ficar 5 graus acima da média prevista, tendo início nesta terça se estendendo até quarta-feira (11), em diversas cidades de Mato Grosso. O grau do alerta foi classificado como de severidade, apresentando risco de morte por hipertermia.

Devido à “Onda de Calor”, Cuiabá deve registrar a temperatura mais alta do ano, 41 graus, com sensação térmica de 46 graus.

A previsão de hoje é mínima de 26 graus e máxima de 40, com 10% de umidade do ar, o que aumenta a sensação de calor.

Já na terça-feira (11) era esperado que os termômetros registrem mínima de 27 graus e máxima de 41 graus, no entanto, a sensação de calor será de 45 graus. Na quarta será de 46 graus.

Para piorar, não há previsão de chuva nesta semana, em Cuiabá. O Estado enfrenta um período de seca e de grande volume de incêndios florestais e queimadas. A umidade do ar é baixa e o clima se assemelha ao deserto.

Especialistas orientam que nesse período é necessário cuidados, como usar roupas mais leves, não realizar atividades físicas em horários mais quentes, fazer o uso do umidificador de ar ou de baldes de água no quarto durante a noite, e evitar as queimadas.

Veja Lista de Cidades afetadas:

Acorizal

Alto Paraguai

Arenápolis

Barão De Melgaço

Barra Do Bugres

Cáceres

Chapada Dos Guimarães

Cuiabá

Denise

Diamantino

Dom Aquino

Itiquira

Jaciara

Jangada

Juscimeira

Nobres

Nortelândia

Nossa Senhora Do Livramento

Nova Brasilândia

Pedra Preta

Poconé

Porto Estrela

Rondonópolis

Rosário Oeste

São Pedro Da Cipa 

Várzea Grande

Veja o alerta:

alerta de calor

Alerta enviado pela Defesa Civil

Veja previsão média e alerta de risco:

inmet.jpg

Fonte | Repórter MT

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)