Um incêndio de grandes proporções ameaça atingir uma área de preservação permanente, que possui aproximadamente 180 mil hectares, em Marcelândia (a 712 km de Cuiabá). Conforme o Corpo de Bombeiros, a região começou a pegar fogo no dia 15 de julho e possui dois pontos de foco das chamas.

No dia 9 de setembro a Operação “Abafa” enviou bombeiros militares e soldados do exército para combater um incêndio na fazenda Nossa Senhora Aparecida, localizada no município. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a propriedade está localizada a 66 km da área urbana.

Até o momento as chamas já consumiram cerca de 11.056 mil hectares da região. O incêndio possui duas frentes de fogo, uma com 20 km de extensão e outra com 8 km. Conforme o Corpo de Bombeiros, oficiais estão no local para combater as chamas.

Vídeos feitos pelos bombeiros nessa segunda (9) mostram a gravidade do incêndio e a proporção das chamas, além do fogo, nas filmagens também é possível observar a grande quantidade de fumaça densa e escura que se espalha pelo município.

Tragédia de 2010 

O difícil combate ao incêndio que ameaça Marcelândia neste ano relembra os moradores da cidade das chamas que destruiram 80% do parque industrial do município e deixaram cerca de 60 pessoas desabrigadas. Na época, as estimativas apontavam que os estragos provocados pelo fogo ultrapassaram a marca de R$ 10 milhões.

Mais de 300 pessoas precisaram ser atendidas em unidades de saúde da cidade por conta de problemas respiratórios causados pela fumaça. O fogo teria começado em uma área próxima de madeireiras da cidade, o forte vento fez com que parte das chamas avançasse para uma área rural, outra parte das labaredas atingiu a área industrial e urbana da cidade.

Fonte | RD News
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)