O deputado Delegado Claudinei (PSL) participou do evento e intermediou junto à Seduc para que a unidade fosse instalada

Jaciara deverá ser o nono município em Mato Grosso a implantar uma escola militar e para discutir o assunto foi realizada na tarde dessa segunda-feira (9), uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores. Atualmente, apenas os municípios de Cuiabá, Alta Floresta, Rondonópolis, Juara, Confresa, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum possuem colégios militares.

Um dos articuladores para que o unidade de ensino se torne realidade em Jaciara é o deputado Delegado Claudinei (PSL), que participou da audiência nessa tarde. Ainda em junho deste ano, juntamente com o deputado estadual, Max Russi (PSB), o Delegado Claudinei chegou a se reunir com a secretária de Estado de Educação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk e autoridades municiapais para tratar deste anseio popular.

“A maioria da população quer uma escola militar, porém, dos 141 municípios, apenas oito têm esse tipo de unidade. Tivemos conhecimento que outros 88 municípios de Mato Grosso já solicitaram a implantação de um colégio militar e em Jaciara há interesse da prefeitura e do Estado nessa parceria. Apoio esse projeto desde o início, quando o vereador Adnan levou essa ideia ao Parlamento estadual. Temos o apoio do deputado Max;  o deputado Sílvio Fávero apresentou um projeto de lei, que já foi aprovado, e dispõe sobre a implantação de escolas militares em Mato Grosso”, declarou Delegado Claudinei.

Durante a audiência, o prefeito de Jaciara, Abdo Mohammad, ressaltou que uma escola militar traz muitos benefícios à comunidade estudantil. “A evasão escolar é nula e a escola está em primeira colocada na baixada cuiabana. Seria um sonho como gestor implantar este projeto em nosso município”, afirmou Abdo.

Na oportunidade, a secretária Marioneide contextualizou que no modelo de Colégio Militar a Secretaria de Estado de Segurança Pública ficará responsável pela gestão da unidade, enquanto a Seduc pelo projeto político-pedagógico e professores. “É um processo que está em construção, mas que a gente já observa resultados”, disse Marioneide, lembrando ainda que existe uma comissão intersetorial para discutir se o acesso dos estudantes a estas unidades militares se daria por meio de processo seletivo ou sorteio, já que o acesso à Educação tem que se dar de forma ampla e com equidade.

Também participaram da audiência o deputado estadual Sílvio Fávero (PSL), vereadores do município, representantes da Segurança Pública e da Educação, além da população em geral. O debate foi requerido pela Câmara Municipal de Vereadores de Jaciara.

ESCOLA MILITAR EM JACIARA – A unidade escolar a ser implantada no município de Jaciara será regionalizada e atenderá cerca de 700 alunos. A obra já está 95% concluída e a previsão de inauguração é para o primeiro semestre do ano que vem. O deputado Claudinei chegou a conhecer o local das obras onde será instalada unidade.

Fonte | ALMT

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)