A legislação brasileira (especificamente, Leis 8.666/93 e 10.520/02) estabelece um processo formal que os entes da Administração Pública, tanto direta quanto indireta, devem seguir para a compra de produtos ou contratação de serviços.

Esse é o processo de licitação. Ele existe para assegurar a idoneidade nos negócios realizados pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal, a transparência nos gastos, a preservação do interesse público. Embora existam vários tipos de licitação diferentes, o princípio por trás do processo é sempre o mesmo.

Participar do mundo das licitações é uma excelente alternativa e, por incrível que pareça, ainda não explorada pela maioria das empresas ou pessoa física, que nunca ouviram falar no assunto ou desconhecem os detalhes.

Realmente, para apostar em licitações como uma maneira de vender mais, é preciso entender o processo de licitação pública. Ele é a porta de entrada para qualquer fornecedor, muitas pessoas acreditam que esse seja um mercado muito fechado e marcado por empresas conhecidas, que já têm acesso a esse universo.

A verdade é que isso tudo é um mito e que, principalmente, fazendo um bom curso sobre esse segmento e adicionando a isso um consultor de licitações você e sua empresa podem fechar grandes contratos públicos.

Claro que esse processo pode ser feito de forma individual, mas, com um pequeno investimento, é possível ter acesso a um mundo de oportunidades, ofertando produtos e serviços ao principal comprador do país: o Estado.

Um consultor de licitações experiente saberá obter os dados necessários de sua empresa (ou de sua pessoa física) e buscar as concorrências que façam sentido para a sua necessidade – e que você esteja apto a participar

Entrar no segmento de licitações sem conhecer nada desse mercado é um tiro no pé e pode inclusive causar frustrações e desistências. O ideal é conhecer todas as suas particularidades. Empresas e pessoas que tenham interesse em participar das licitações, e já estão familiarizadas a elas, mas que acabam não tendo tempo para ir atrás de editais, documentações e outras atividades necessárias para participar dessas concorrências, sentirão a necessidade de contratar um profissional mais capacitado e é aí que entra o consultor de licitações, que fará todo o possível para que a sua empresa vença uma concorrência e seja fornecedora do governo.

Fonte e Foto |  Vilma Massuia, Bacharel em Direito, Consultora em Licitação

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