Facilitar o relacionamento do cliente com a entidade credora no momento de renegociar uma dívida é a proposta do Mutirão de Negociação de Débitos Online do Procon, organizado para esta semana pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) em várias cidades do país. A mobilização nacional, promovida em virtude do 29º aniversário do Código de Defesa do Consumidor, acontece a partir desta segunda-feira (9) e vai até sexta-feira (13). Aderiram à iniciativa mais de cem estabelecimentos, entre bancos e administradoras de cartão de crédito, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Santander e Bradesco, entre outras.

Limpar o nome com o conforto que a Rede Mundial de Computadores oferece, sem precisar se deslocar, é simples. Basta entrar no portal www.consumidor.gov.br ou baixar o aplicativo consumidor.gov.br, que pode ser acessado pelos sistemas operacionais Android e IOS, se cadastrar e apresentar uma proposta de acordo. A instituição tem um prazo de dez dias após a realização do contato para dar uma posição ao consumidor.

Para quem não tem acesso a equipamento de informática – computador ou smartfone –, a Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Rondonópolis disponibiliza um computador que pode ser utilizado por qualquer cidadão para acessar o site de negociação. Um funcionário do órgão também estará às ordens para prestar esclarecimentos e orientar o consumidor que tiver alguma dúvida no preenchimento online.

O endereço do Procon é Rua Rio Branco 2.102, Jardim Guanabara, e os telefones de contato são 3411-5295 e 3411-5297.

Acompanhe abaixo o caminho para preencher os campos com as informações necessárias na plataforma do Mutirão Online.

1 – Ao entrar no portal ou no aplicativo, na página inicial, escolha a opção “Cadastrar”, complete os espaços destinados às informações pessoais e clique em “Enviar” para finalizar o cadastro;

2 – na sequência, clique em “+ Nova reclamação” (este link permite tanto reclamações quanto negociações);

3 – na página seguinte, vá em “Nome da empresa” e defina a entidade para a qual irá enviar sua sugestão de acordo;

4 – assim que selecionar a instituição, preencha as lacunas com as informações pedidas e redija sua proposta de renegociação incluindo condições de pagamento, juros e, ainda, valor e quantidade de parcelas;

5 – aguarde a resposta, que deve ser encaminhada dentro de dez dias, lembrando que, durante esse período, o estabelecimento pode solicitar informações complementares que não estejam expostas na proposta e que possibilitem maior flexibilidade na negociação;

6 – Depois de receber o posicionamento da entidade, o indivíduo pode deixar seu comentário e classificar sua causa como “Resolvida” ou “Não resolvida” e, também, apontar o nível de satisfação com o atendimento oferecido.

Fonte | Assessoria
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