Parceria, planejamento e inteligência emocional. Coloque esses fatores em prática e aproveite tudo o que a vida pode oferecer

Tomar a decisão de construir uma vida – e uma família – com a pessoa que você ama é um enorme passo. E nós, aqui na MetLife, entendemos que uma família unida é, sem dúvidas, um fator essencial para novas conquistas e bem estar.

Pensando nisso, separamos 10 dicas para você pensar e colocar em prática o seu planejamento familiar – agora.

Reflita sobre a decisão de compor uma família

O primeiro passo para criar uma família é decidir ter uma. E para isso, vale ouvir o seu coração. Não importa qual tipo de família será a sua – pode ser de dois ou de vários – esteja seguro com a sua decisão, afinal, as responsabilidades são inúmeras. 

Inteligência emocional é um dos pilares de uma família feliz

Entender como lidar com os sentimentos, com os seus e com os de quem está com você, é algo realmente necessário para fazer as coisas funcionarem. Estar ciente de como essa necessidade afeta o relacionamento é uma forma interessante de criar laços e manter a relação forte.

Morar juntos: As finanças também importam

Planejar custos, gastos e investimentos é um detalhe importante para fazer a nova dinâmica funcionar. Alguns casais preferem somar os salários e pagar contas em conjunto. Outros preferem manter salários separados e delegar compromissos financeiros específicos para cada parte. Nesse quesito, não existe certo ou errado, mas é importante deixar claro o que se espera um do outro e colocar o acordo em prática.

Planilhas de gastos e reservas para emergências 

Assim como na vida de solteiro, a planilha de gastos é essencial – principalmente no início da vida a dois – para entender como funcionam os gastos do casal e estabelecer objetivos futuros. Conjuntamente com essa estratégia, é muito importante criar reservas capazes de manter a vida nos eixos em caso de emergências.

Equilíbrio entre trabalho, diversão e família

É importante encontrar o equilíbrio entre esses três fatores no seu dia a dia. Isso influenciará não apenas seu convívio familiar, mas também seu bem- estar.

E lembre-se: em cada um desses momentos – no trabalho, se divertindo ou entre a família – esteja 100% presente. Afinal, não adianta sentar para brincar com seus filhos e ao mesmo tempo checar os e-mails de trabalho no celular.

Planeje momentos para ficar sozinho

O que chama a atenção das pessoas em relação às outras é a forma como elas são. Por isso, ter em mente que sua individualidade é algo importante, é um fator que ajuda bastante a se manter centrado, crescendo e trazendo elementos novos para a relação.

A hora de ter filhos: Planeje e converse a respeito

Esse tópico costuma ser algo bem importante como parte da dinâmica do casal. Por isso, se ambos estão pensando em trazer um novo membro para a família, conversar a respeito e planejar o melhor momento para essa nova fase é essencial.

Cuide de você e mantenha a relação saudável

Dividir a vida com uma nova pessoa exige paciência e aprendizado. Uma das formas de se manter preparado para esses momentos é prestar atenção em você. Se cuidar física e mentalmente para que toda a dinâmica do relacionamento possa ser aproveitada, precisa fazer parte da sua lista de tarefas importantes.

Respeite os acordos criados por vocês

A confiança é construída por meio do diálogo, não há outra forma. Por isso, o que foi decidido como o melhor para o casal – em todas as esferas – precisa ser cumprido. Porém, se algo não está funcionando, conversar a respeito e expor ideias diferentes é uma forma de avançar na dinâmica.

Aproveite o momento

Com tudo isso em destaque, é sempre bom lembrar que a espontaneidade conduz o casal aos seus momentos mais marcantes. Então, depois das conversas e ideias discutidas, estar pronto para viver a decisão é algo essencial para aproveitar tudo que essa nova dinâmica pode trazer.

E, sem dúvida, dividir e planejar o futuro fica mais fácil quando você conhece algumas ferramentas – como as desenvolvidas pela MetLife – para te ajudar a guardar, investir e se preparar para o futuro.

Fonte | MetLife
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)