O Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 29 anos no dia 11 de setembro e para comemorar essa data o Procon-MT vai realizar o Mutirão da Negociação Online, entre os dias 09 e 13 de setembro. O mutirão, realizado em parceria com os Procons municipais, vai atender consumidores que possuem dívidas com bancos e instituições que fornecem crédito. A negociação será exclusivamente pela plataforma www.consumidor.gov.br .

Vão participar do mutirão bancos e instituições de crédito que estão cadastrados no Consumidor.gov. A mobilização das instituições para adesão ao evento está sob responsabilidade da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que apoia o projeto. A lista oficial com todos os bancos participantes será divulgada pela federação esta semana.

O objetivo do Mutirão da Negociação é atender todo o consumidor que está endividado junto a bancos e demais instituições financeiras e não está conseguindo cumprir com suas obrigações. Assim, durante a semana de negociação, será possível rever juros, parcelas e conseguir facilidade nas condições de pagamento de acordo com a capacidade financeira do consumidor.

Por ser um mutirão 100% online, as condições especiais serão ofertadas somente aos consumidores que realizarem o pedido por meio do www.consumidor.gov.br entre a 00h do dia 09 e as 23h59 do dia 13 de setembro. Para isso, em primeiro lugar, o consumidor precisa fazer o cadastro na plataforma usando um e-mail válido.

Com o cadastro efetuado, o segundo passo é selecionar o banco ou a operadora de crédito com a qual deseja negociar. O próprio site oferece uma lista com os nomes dos bancos e demais instituições financeiras.

Depois de selecionar o banco, é preciso fornecer todas as informações necessárias. Para quem não tem computador com acesso à internet em casa, o Procon Estadual vai disponibilizar em sua sede computadores e técnicos para auxiliar os consumidores que procurarem o órgão.

Secretária adjunta do Procon Estadual, Gisela Simona reforça que é importante que o consumidor informe o valor da parcela que melhor se adapta a sua situação financeira atual, para que o banco já tenha uma noção de quanto a pessoa pode pagar.

“O superendividamento afeta famílias de todos os níveis socioeconômicos e precisa ser combatido em todas as frentes. E o Procon, enquanto órgão de defesa e proteção do consumidor, precisa estar atento a esse problema e promover ações de conscientização”, afirmou Gisela.

Por isso, além do mutirão, setembro será um mês também dedicado a palestras sobre consumo consciente, na sede do Procon-MT.  Entidades da sociedade civil organizada que desejarem participar das palestras podem enviar a solicitação para o e-mail procon.educacaoparaconsumo@setasc.mt.gov.br ou ligar para (65) 3613-2120.

Fonte | Assessoria Procon MT
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)