Secretário-chefe de gabinete do governador explicou exigências da Receita Federal para mudança de ‘status’ operacional

A Câmara Setorial Temática de Relações Internacionais (CST-RI), instaurada na Assembleia Legislativa com o fim de aprimorar os mecanismos de acompanhamento das relações econômicas, culturais, sociais e ambientais do estado para além das fronteiras nacionais, discutiu, em reunião na tarde de segunda-feira (26), o andamento do processo de internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon.

Na ausência do presidente da CST-RI, Maurício Munhoz, que se encontrava em outro compromisso institucional, a reunião foi conduzida pelo relator, Rafael Bastos, e contou também com a presença de representantes das secretarias de Estado de Fazenda (Sefaz), de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Cidades (Secid) e de Meio Ambiente (Sema); da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) e da seccional mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT).

Na reunião, o secretário-chefe de gabinete do governador, Alberto Machado, relatou os esforços para a mudança de ‘status’ operacional, ainda condicionada a um entrave: as adequações do espaço destinado para a Receita Federal.

Machado contou que o governador Mauro Mendes definiu a internacionalização do aeroporto como prioridade em sua administração, dada a importância disso para o turismo e os negócios do estado. As tratativas para tanto, segundo o secretário, estavam bem avançadas com a Infraero e a Receita Federal, porém a realização do leilão no qual o consórcio Aeroeste foi habilitado a gerir os aeroportos mato-grossenses pelos próximos trinta anos acabou por paralisar o processo.

Entretanto, o secretário Alberto Machado ressaltou o otimismo e a expectativa de que tudo em breve seja solucionado, principalmente porque há interesse da concessionária, vez que a internacionalização do aeroporto refletirá necessariamente na elevação do volume de passageiros e, consequentemente, nos lucros do consórcio Aeroeste.

Ao final da reunião, ficou definido que a Câmara Setorial Temática irá convidar representantes da Receita Federal para novos entendimentos a fim de possibilitar o mais breve possível que o Aeroporto Marechal Rondon passe a operar pousos e decolagens de voos internacionais.

Fonte | ALMT
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)