Essa quarta-feira (21) foi marcada pela retomada dos trabalhos do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O primeiro dia de trabalho foi intenso, teve eleição da presidência e posse das conselheiras e também diversos assuntos para serem deliberados pelas integrantes do novo grupo de trabalho em defesa da mulher em Rondonópolis.

Após dois anos sem atuação, o Conselho da Mulher reabre as portas sobre a presidência de Mariuva Valentin e sua vice-presidente Francileide Fontenelle. O atendimento está sendo feito no Núcleo de Conselhos que fica na avenida Tiradentes 1904, antigo Nilmo Júnior, no centro da cidade.

A novidade desta gestão é que o Conselho funcionará como uma extensão da delegacia da mulher, onde poderão ser feitas denúncias de maus tratos, agressão, violência, assédio contra crianças mulheres e idosos e também confeccionados boletins de ocorrência eliminando a necessidade do denunciante até uma delegacia.

Estiveram em discussão durante o primeiro encontro a reorganização das tarefas entre os conselheiros, o alinhamento sobre o atendimento das vítimas de violência que terão agora a parceria da Polícia Militar e as vítimas receberão visita em casa e também orientação para o encaminhamento das vítimas para tratamento de saúde caso identificada necessidade.

A presidente Mariuva Valentin comentou que ainda essa semana serão agendadas reuniões com entidades que trabalham com esse tipo de público para alinhar os atendimentos e como poderão ser feitos encaminhamentos para acolhimento das vítimas.

A secretária de Promoção e Assistência Social do município Iriana Cardoso também participou da primeira reunião ordinária do Conselho. O funcionamento da Casa Abrigo também entrou na pauta e a informação é que o município está trabalhando para encontrar um imóvel para realocar o Cras que hoje ocupa o local onde deverá ser a Casa Abrigo.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é composto por 24 conselheiros, indicados por instituições governamentais e não-governamentais igualitariamente e vai realizar reuniões ordinárias mensais sempre na última quarta-feira de cada mês.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)