Linha de crédito imobiliário foi lançada em ato no Planalto com a presença de Bolsonaro. Nova modalidade será facultativa e estará disponível a partir de 26 de agosto; veja taxas.

A Caixa Econômica Federal lançou nesta terça-feira (21) uma linha de crédito imobiliário atualizada pela inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O lançamento aconteceu em uma cerimônia no Palácio do Planalto, da qual participaram o presidente Jair Bolsonaro e outras autoridades.

De acordo com a Caixa:

  • taxa mínima para imóveis residenciais enquadrados no Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e no Sistema Financeiro Imobiliários (SFI) será de IPCA + 2,95% ao ano;
  • taxa máxima será de IPCA + 4,95% ao ano;
  • as taxas valerão para novos contratos;
  • as taxas entrarão em vigor a partir de 26 de agosto;
  • a adesão à nova modalidade será facultativa, ou seja, o cliente poderá optar por aderir ou não ao formato.

Atualmente, informou a Caixa, a taxa mínima dos financiamentos imobiliários é formada por Taxa Referencial (TR) + 8,5% ao ano e a máxima por TR + 9,75%.

Segundo a Caixa, os contratos com atualização pelo IPCA terão as seguintes regras:

  • prazo máximo de 30 anos;
  • financiamento de até 80% do imóvel.

Expectativas com o anúncio

Na semana passada, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, declarou que a correção pela inflação dos empréstimos para compra da casa própria com recursos da poupança dará mais transparência para o cliente que toma o crédito.

A expectativa do banco é que a mudança reduza o custo de crédito imobiliário. Para analistas, porém, empréstimos para a compra da casa própria corrigidos pela inflação representam risco porque, se o IPCA aumentar, o custo do financiamento aumentará consequentemente.

Atualmente, há linhas de crédito com a correção atrelada à Taxa Referencial (TR, uma taxa de juros mensal definida pelo Banco Central, que hoje está em zero), com diferentes sistemas de amortização.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)