Na última quarta-feira (14) o prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio e o senador federal Wellington Fagundes acompanhados de uma comitiva formada por líderes da agricultura familiar e assentamentos rurais, secretário e parlamentares estiveram reunidos em Brasília nas sedes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Na sede da Funasa, a reunião ocorreu com objetivo de destravar o projeto de perfuração de poços artesianos nas comunidades de pequenos produtores que teve início no município, mas brevemente o serviço foi paralisado.

As autoridades foram recebidas pelo presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira de Oliveira que na ocasião informou que o ministro da Saúde Henrique Mandeta pediu que fosse dada uma atenção especial para Mato Grosso e Rondonópolis, afirmou também que uma equipe técnica vai analisar todos os convênios que a fundação tem com os municípios e dar celeridade para voltar a perfuração dos poços na zona rural.

Participaram da reunião a deputada estadual Janaina Riva, o presidente da Associação Mato-grossense dos municípios (AMM), Neurilan Fraga, o secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Genilton Pereira Souza, o presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de Rondonópolis, Valdivino Tomaz de Aquino, e o presidente da União das Associações de Pequenos Produtores Rurais de Mato Grosso, Nelsivon Silva Gomes e prefeitos de Mato Grosso.

INCRA Na sede do Incra, ocorreu a audiência para tratar sobre o fechamento da base avançada em Rondonópolis e solicitar que a mesma passe a ser uma unidade gestora do órgão. A comitiva foi recebida pelo presidente nacional o general João Carlos Jesus Corrêa e técnicos.

O general agradeceu a presença de todos e garantiu a continuidade da base do Incra em Rondonópolis. Além disso, o presidente destacou que já começa a ser analisada a possibilidade de transformar a base avançada em unidade gestora, garantindo aos pequenos produtores rurais de toda a região mais celeridade em seus processos e evitando que tenham que percorrer grandes distâncias para acessar os serviços.

Em contato com a redação o prefeito da maior cidade do interior de Mato Grosso Zé Carlos do Pátio agradeceu a todos que encamparam a luta e afirmou ter voltado satisfeito de Brasília. Ele ainda informou que vai continuar trabalhando em defesa dos pequenos trabalhadores rurais e em defesa da agricultura familiar.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)