O prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio esteve nesta quarta-feira (14) na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Brasília para tentar destrancar um projeto de perfuração de poços em comunidades de pequenos produtores que começou na cidade, mas em pouco tempo foi paralisado.

O pedido do prefeito foi reforçado pelo senador Wellington Fagundes e pela deputada estadual Janaína Riva e também o presidente da Associação Mato-grossense dos municípios (AMM), Neurilan Fraga. Eles também participaram da audiência onde foi tratada a questão do programa de abastecimento de água para os municípios da baixada cuiabana.

As autoridades foram recebidas pelo presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira de Oliveira, que afirmou estar aguardando a liberação da primeira parcela de recursos de convênios que estão em vigor, em torno de três mil convênio com municípios de todo o Brasil, contexto em que Rondonópolis deve estar inserido.

O convênio que o município de Rondonópolis firmou com a Funasa foi para fazer a perfuração de 12 poços artesianos nas comunidades rurais e assentamentos, sendo previstos dois na aldeia Tadarimana. Porém, somente as comunidades dos Baianos (Pé do Morro) e do Assentamento Olga Benário foram contempladas.

Os outros dez poços que seriam perfurados pela Funasa não tiveram nem as obras iniciadas e encontram-se paradas. Para destravar esses investimentos, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária iniciou um trabalho juntamente com o Ministério Público Federal afim de liberar pelo menos a perfuração dos poços para a população indígena.

Enquanto o convênio não seja retomado, a Prefeitura está investindo recursos próprios e fazer a perfuração de poços artesianos em outras comunidades rurais e instalando reservatórios de 15 mil litros para garantir o fornecimento de água na época da seca.

Após a audiência na Fanasa, o prefeito Zé Carlos do Pátio e autoridades cumpriram agenda no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)