A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária têm trabalhado na coleta de sangue em equídeos, animais da família dos cavalos, facilitando o acesso de pequenos produtores aos exames que identificam o mormo e a anemia infecciosa equina. O trabalho colabora também para que os produtores participem de eventos que exigem esses exames como a tradicional cavalgada da Exposul.

Para que esse trabalho pudesse ser realizado na cidade, a Secretaria investiu na capacitação de um profissional que passou por um treinamento em Cuiabá e foi certificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apto para fazer a coleta do material para esses tipos de exames.

[banner title=”Continua depois da matéria” id=”36873″ caption_position=”bottom” theme=”default_style” height=”auto” height=”300″ width=”auto” width=”300″ show_caption=”1″ show_cta_button=”1″ use_image_tag=”1″]

O médico veterinário do município, Felipe Farias, comentou que esse trabalho reduz o custo, ficando o interessado responsável por pagar apenas o preço do exame. Ele explicou que além da coleta é feita uma resenha sobre a vida do animal que está sendo avaliado onde constam as características físicas como raça e pelagem e ainda as informações sobre o produtor ou proprietário.

As enfermidades do mormo e a anemia infecciosa equina, identificadas nesses exames, podem estar presentes em cavalos, burros, mulas e jumentos. Como geralmente as pessoas levam esses tipos de animais para participar de eventos rurais, especialmente as cavalgadas, o município abriu esse trabalho para atender somente os pequenos produtores e moradores de assentamentos.

Com a proximidade de outro evento, a cavalgada da Carimã, os pequenos proprietários devem aproveitar esse serviço e garantir a participação com um animal saudável. Esses exames também são obrigatórios para a emissão da guia de transporte animal (GTA), conforme informou o médico veterinário. Em Rondonópolis o órgão de defesa sanitária que faz a fiscalização desses animais é o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT).

Fonte | Assessoria  
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)