Com o apoio da Prefeitura de Rondonópolis, do Atacadão, do Ministério da Cidadania e com o fomento da Lei de Incentivo à Cultura do Governo federal, crianças de Rondonópolis têm a oportunidade de apreciar a arte circense da Tito Trupe Show, que traz à cidade o Projeto Circo Ferroviário.

Hoje (8), pela manhã, 120 alunos de quatro a oito anos da Escola Vila Rosely tiveram um momento de cultura e descontração com os artistas da companhia circense que levaram ao público a magia do circo com contorcionismo, malabarismo, equilibrismo e palhaçadas.

Mas não foi só o público infantil que se divertiu com o espetáculo, conforme conta a diretora da escola, Vanuza Santana Pereira: “Tanto os alunos quanto coordenadores, professores e funcionários do apoio instrumental assistiram às apresentações. Teve interação com o público e as crianças participaram de forma muito espontânea”.

Vanuza ressalta que ocasiões como esta permitem unir prazer e cultura, despertando a emoção dos estudantes. “Todos estavam descontraídos e alegres, pois o circo mexe conosco e desperta ótimos sentimentos. E, nós, que vivemos em uma cidade onde não há muitas opções artísticas, temos que aproveitar esses acontecimentos que nos enriquecem culturalmente. As crianças ficaram muito entusiasmadas”, comenta.

Amanhã (9) a performance da Tito Trupe acontece na Escola Caic do Jardim Tropical em dois turnos. Pela manhã haverá exibições às 9h e às 10 horas. E à tarde, às 15h e às 16 horas.

A secretária de Educação, Carmem Garcia Monteiro, aplaude a iniciativa: “No nosso tempo de criança o circo estava sempre presente. Ele vinha de fora para se apresentar em Rondonópolis. E, com essa visita da Tito Trupe, temos a oportunidade de fazer o resgate histórico dessa cultura circense, levando ludicidade e distração não apenas às crianças, porque o circo abrange todas as idades. Então, toda a comunidade escolar é contemplada. E, agora, se as crianças não vão ao circo, nós levamos o circo até elas”.

Contar a história dos tempos de ouro do circo no Brasil, remetendo as pessoas ao passado e mantendo viva a tradição, além de democratizar o acesso à cultura circense, é a proposta do Projeto Circo Ferroviário. A Tito Trupe Show percorre municípios cortados pela antiga estrada de ferro goiana, mineira e mato-grossense, passando pelo interior de Goiás, de Minas Gerais e do Mato Grosso com apresentações gratuitas.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)