Mulheres com cartazes e faixas falando sobre números do feminicídio, e alertas sobre violência doméstica fizeram uma manifestação hoje (07) durante a Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Rondonópolis. Na oportunidade, o vereador Batista da Coder (SD) requereu à Mesa Diretora, que a Presidente da Associação de Mulheres de Rondonópolis e Região Sul, Sandra Raquel Mendes usasse da fala na Tribuna durante a Sessão Ordinária.

A presidente da associação, disse que o ato foi em comemoração ao dia de hoje (07) em que se comemora 13 anos da Lei nº 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, que tem o propósito de punir agressores de mulheres, além de ter o objetivo de garantir mais apoio e segurança às vítimas. Durante sua fala, lembrou que é preciso investir em políticas públicas para mulheres, fazer mais investimentos nas delegacias e órgãos que atendam as vítimas, e também em clínicas de apoio para mulheres vítimas de violência doméstica, o que em Rondonópolis ainda não tem. Pediu ainda apoio dos parlamentares da Casa de Leis para que a criação da Casa Abrigo para mulheres saía do papel.

“Nós vamos protocolar um documento, pedindo que os vereadores sentem com o prefeito Zé Carlos do Pátio, para que ele veja com muito mais atenção do que já está dando, para a criação da nossa casa do abrigo para mulheres vitimas de violência doméstica, pois muitas mulheres sofrem caladas porque não tem pra onde ir”, relatou a presidente da Associação.

Atualmente no Brasil pelo menos três mulheres são assassinadas por dia, vítimas de feminicídio, em 76% dos casos os autores são atuais ou ex-companheiros das vítimas, e a cada 2 segundos uma mulher é agredida no país, números que estão aumentando no ano de 2019.

“Dados da delegacia da Mulher de Cuiabá, mostram que a média é de duas mulheres mortas por semana, e essa é uma realidade que precisa ser combatida, não podemos mais conviver com esses números, e muito menos deixar que aumentem”, falou Batista da Coder.

A associação atende mulheres em situação de vulnerabilidade social, oferece cursos e capacitações, além de atendimento psicológico com 12 psicólogos que são voluntários e realizam o atendimento através de agendamento todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 11h, através do número: (66) 9.9969-9314 (Falar com Ilda). São 41 atendimentos por semana, e a casa é mantida por mulheres que estão nesta luta contra a violência doméstica.

A associação fica localizada na Avenida Sothero Silva, número 614, Vila Aurora (Em Frente ao Polo de Saúde).

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)