Pacientes que estavam à espera de exames de Raio-X e Doppler Venoso serão atendidos aos finais de semana nos meses de agosto e setembro no Centro de Especialidades Apoio e Diagnósticos Albert Sabin (Ceadas). A ação Prefeitura de Rondonópolis por meio da Secretaria Municipal de Saúde faz parte do Programa Fila Zero e tem como objetivo acabar com a espera de pacientes por exames, consultas e cirurgias.

“O intuito é fazer com que as pessoas façam os exames rapidamente. Aquelas pessoas que estão aguardando agendamento de Raio-X e Doppler Venoso vão ser contatadas pelas unidades de saúde sobre esses horários diferenciados,” explica a secretária municipal de Saúde Izalba Albuquerque.

Segundo ela, o município buscou uma alternativa para a realização dos exames aos finais de semana devido ao fluxo durante os dias normais de atendimento. “Durante a semana, o Raio-X do Ceadas está ocupado todos os dias, então está sendo utilizado no final de semana para otimizar e conseguir atender a demanda da população”, explicou Izalba.

A estimativa, segundo a secretária, que sejam realizados cerca de 200 exames por final de semana.  Ela ressalta que a ação é direcionada apenas as pessoas que estão na fila. “Eu preciso que a população entenda que não é livre demanda, são exames previamente agendados de pessoas que estão na fila” explica.

PROGRAMA FILA ZERO

O programa Fila Zero foi criado pela Prefeitura de Rondonópolis com o objetivo de zerar as demandas de cirurgias eletivas do município, bem como de consultas com alguns tipos de especialistas e de diversos tipos de exames, como tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografias e ultrassons. Algumas demandas já foram zeradas como é o caso das cirurgias de hérnia e de vesícula.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)