Desde a tarde desta quarta-feira (31) todas as unidades de saúde do município já estão aplicando as doses extras da vacina contra o vírus Influenza H1N1 enviados pelo Ministério da Saúde. Até sexta-feira (02) as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários que ainda não tomaram a vacina podem procurar os postos de saúde. Rondonópolis recebeu 30 mil doses extras para ampliar o número de pessoas imunizadas.

A Secretaria Municipal de Saúde incluiu nos grupos prioritários os servidores das Polícias Civil, Militar e Federal, dos Bombeiros e do Exército e também os estagiários que atuam nas unidades de saúde, portanto devem tomar a vacina nos postos de saúde que estão atendendo das 7h às 11h e das 13h às 17h.

O município vai realizar no sábado, 3 de agosto, das 8h às 17h o dia ‘D’ da vacinação e vai disponibilizar, além da dose contra a gripe, a vacina contra sarampo. Neste dia a Secretaria de Saúde orienta que a população leve o cartão de vacina e aproveite para atualizar e ficar imune contra essas doenças que podem levar a morte.

 Grupos prioritários

Nos três primeiros dias de vacinação contra a gripe, as doses estarão disponíveis para idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes em qualquer idade gestacional, mulheres no pós-parto até 45 dias, professores das redes públicas e privadas, bem como os profissionais da saúde, policiais militares, civis e federais, bombeiros, população indígena e portadores de doenças crônicas.

A Vigilância Epidemiológica do município ressalta que entre as doenças crônicas, devem se vacinar contra gripe as pessoas com doenças respiratórias crônicas, doenças cardíacas, hepáticas, neurológicas, diabetes, imunossupressores, obesos grau III, transplantados e portadores de trissomias.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)