Proposta visa reduzir o custo de aquisição do veículo para estimular a preservação do meio ambiente. Carros elétricos ou híbridos são considerados menos poluentes e com baixo custo de manutenção

Um projeto que tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) prevê isenção de Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos que circulam no estado. O objetivo é reduzir o custo de aquisição do veículo para estimular a preservação do meio ambiente.

A proposta do deputado Wilson Santos (PSDB) acrescente a seguinte redação à Lei estadual 7031 que disciplina a cobrança do IPVA.

“Art. 7º- É isenta do imposto a propriedade de veículo nos seguintes casos: X – veículos impulsionados por energia elétrica e/ou a hidrogênio, tanto movidos exclusivamente por cada um destes combustíveis quanto em modalidade híbrida”.

Os elétricos

Em Mato Grosso, o número de carros elétricos subiu de 70 para 324, nos últimos dois anos, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). As cidades com carros elétricos, até o momento, são Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande.

Os carros elétricos ou híbridos são considerados menos poluentes e com baixo custo de manutenção. Dessa forma, são uma aposta para a economia e conservação do meio ambiente.

Um carro híbrido custa, em média, R$ 150 mil.

Postos

Em Cuiabá, existem cerca de 12 postos de abastecimento. Sendo dois na sede da Fiemt e o restante nos shoppings. Entretanto, segundo Gustavo, a previsão é de que até o final deste ano, sejam instalados mais 10 postos, na capital.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)