A Prefeitura de Rondonópolis entregou nesta quinta-feira (18) a unidade sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). O local foi construído com recursos próprios do município e está localizado ao lado do batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, onde ficava instalada a antiga base do serviço.

Orçada em cerca de R$ 250 mil, a sede foi construída para abrigar quatro ambulâncias em garagem coberta, garantindo maior conservação dos veículos que não ficam mais expostos ao sol e chuva e também dos medicamentos que são acomodados dentro de cada viatura. Um dos principais benefícios ao construir a sede é oferecer maior conforto e comodidade para a equipe de socorristas que aguardam algum chamado de socorro.

A sede acomoda confortavelmente os profissionais do Samu em alojamentos separados, masculino e feminino, e sala de descompressão, ambos no piso superior. É neste local onde os plantonistas aguardam por algum chamado de atendimento feito pela central de regulação que permanece junto ao batalhão dos Bombeiros.

A conclusão da obra da sede da Samu complementa um projeto macro do coordenador do Samu Rondonópolis, Heusnan Lima Freitas, de renovar e reestruturar o serviço na cidade. Ele comentou que hoje o Serviço conta com seis ambulâncias novas atendendo as ocorrências e as bases descentralizadas vão dar maior agilidade no deslocamento até as vítimas podendo ter um prognóstico melhor do paciente, o que já vem acontecendo na região Salmem.

O prefeito Zé Carlos do Pátio lembrou que deverá ser construída mais uma base descentralizada na região do bairro jardim Santa Marta e ressaltou o trabalho conjunto dos prefeitos da região Sul e Sudeste para trazer para Rondonópolis um helicóptero que poderá atender ocorrências de atendimento de saúde pelo Samu juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Para a secretária de Saúde do município, Izalba Albuquerque, os gastos que a Prefeitura tem com a saúde deve ser visto como um investimento que está sendo feito para levar um atendimento cada vez melhor para a população. Ela acredita que toda a melhoria que está acontecendo no Samu é também uma forma de reconhecimento ao trabalho desses profissionais que lutam para salvar vidas todos os dias. A secretária Izalva fez questão de relembrar a agradecer ao Corpo de Bombeiros os mais de dez anos que a corporação acolheu e abrigou a equipe do Samu no batalhão.

Representantes da Polícia Militar, Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros se juntaram aos vereadores para participar da inauguração da nova sede

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)