A Câmara Municipal é a guardiã desse acervo que conta a história do município e do Legislativo 

Preservar o acervo histórico do Legislativo e a história viva do município, arquivados no Instituto Memória, nas dependências da Câmara Municipal, é uma das prioridades da atual gestão da Câmara Municipal de Primavera do Leste. Com apenas um click será possível ter acesso a grande parte da história política, que começou a ser digitalizada. Cerca de 2.300 normas jurídicas, entre portarias e resoluções já foram digitalizadas e mais de 400 projetos de leis estão disponíveis no portal da instituição.

O projeto de digitalização visa disponibilizar registros que preservam o maior patrimônio documental do município, desde a formação até os dias atuais. São 33 anos de histórias registradas em fotos, material audiovisual, entrevistas e documentos.

O presidente Paulo Márcio, DEM, entende que é imprescindível preservar todo acervo histórico e, mais importante ainda é democratizar o acesso aos dados históricos do município a estudantes, pesquisadores, jornalistas, historiadores e ao cidadão comum que queira conhecer a saga de tanta gente que construiu esse município.

Para Paulo Márcio a responsabilidade da Câmara em conservar esse material é imensurável, “esse projeto sistemático de preservação é fundamental para facilitar a pesquisa histórica e possibilitar que as pessoas conheçam, por meio de um simples click, os primeiros fatos do nascimento de nosso município e a importância do papel do Legislativo na política local”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O processo de digitalização conta com uma série de cuidados para não danificar os documentos. Além disso, todo esse material será disponibilizado no site do Instituto Memória, em fase de construção.7

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)