A Semana estadual de prevenção a incêndios florestais, vai movimentar o auditório do Parque de Exposições nos dias 8 a 12 de julho. O evento está sendo realizado em todas as regiões de Mato Grosso e pretende preparar funcionários de fazendas para o período de queimadas, que já começou.

“Este trabalho tem como objetivo principal formar brigadistas florestais para que atuem diretamente nos locais onde eles trabalham. É importante reforçar que o curso terá aulas teóricas e práticas com reforço nas técnicas de contrafogo e combates direto e indireto”, explica o tenente do Corpo de Bombeiros Roberto Coelho.

O controle de queimadas florestais envolve também as técnicas de prevenção, como aceiros que impedem os incêndios de invadirem áreas de plantio. “Na verdade, trabalhar com as técnicas preventivas é muito importante, já que o trabalho nas fazendas deve começar com a precaução. Isso tudo os futuros brigadistas florestais vão aprender no curso”, reforça o tenente Roberto.

A parceria foi fechada na manhã dessa segunda-feira, 1º, no Sindicato Rural e envolve também o Senar, que vai agilizar as inscrições gratuitas para os funcionários de fazendas. “O Sindicato Rural é parceiro mais uma vez e acolhe essa qualificação com a certeza de que estamos trabalhando pelo nosso associado. Lembramos inclusive que os participantes receberão certificado do Curso ministrado pelo Corpo de Bombeiros”, reforça Fabrízia Hinrichsen, gerente sindical.

O representante do Senar, Fábio Borges alerta que a princípio serão oferecidas 25 vagas e é preciso se antecipar para garantir espaço no Curso. “Estamos negociando para que, caso as vagas sejam preenchidas e sobrem interessados, o Corpo de Bombeiros possa executar o curso para duas turmas. Sabemos da importância de preparar os brigadistas florestais, que vão garantir ações especializadas em casos de incêndios”.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)