Zerar a demanda de atendimentos de consultas especializadas, exames e cirurgias até o mês de setembro. Essa é a meta do município anunciada pelo prefeito Zé Carlos do Pátio em coletiva de imprensa nesta terça-feira (02). O programa Fila Zero, lançado no início do ano passado, é o meio que a Prefeitura usa para intensificar os atendimentos, exames e procedimentos cirúrgicos.

No início de 2017 o município tinha 25 mil exames especializados e com a execução do programa Fila Zero esse número foi reduzido para 4.290 pessoas aguardando para fazer esses tipos de exames, sendo que o município pode realizar no mês de julho 4.360 exames. Com essa oferta a rede poderá zerar a demanda e conseguir realizar dentro do mês ou no mês seguinte ao pedido do médico. A demanda pelas cirurgias eletivas também foi reduzida com o Fila Zero de mais de oito mil pacientes para cerca de 1.700 pessoas aguardando.

“Desde que assumimos a gestão nossa meta é atender a demanda reprimida e com isso proporcionar ao cidadão um atendimento de saúde mais rápido, que ele realize a consulta e se o médico pedir um exame ele possa ser atendido e tenha retorno com mais agilidade”, afirmou a secretária de Saúde do município, Izalba Albuquerque.

No caso do exame de Doppler Venoso que hoje tem uma demanda de cerca de 1.300 pessoas, o prefeito assinou a liberação da contratação de 1.600 exames que vão atender quem está na fila e também a demanda futura. Para as consultas especializadas com oftalmologistas o município realiza no próximo dia 23 um chamamento público para contratação de 10 mil consultas e mais exames, com isso será possível atender as pessoas que estão na fila e ficar com vagas disponíveis para os próximos meses, além das cirurgias da mesma especialidade.

“Muitos exames como endoscopia, colonoscopia, ressonância e tomografia a nossa oferta é maior que a demanda, ou seja, nós vamos conseguir atender o paciente com a realização do exame dentro de um prazo aceitável  após a solicitação do médico. É um avanço muito grande”, ressaltou o prefeito.

Outro dado importante apresentado na coletiva foi em relação ao número de mulheres que realizaram a mamografia com a Fila Zero. Foram oito mil pacientes que fizeram o exame, zerando a fila. A oferta é de 350 pacientes e hoje na Central de Regulação é possível agendar os pacientes para no próximo ano fazer a mamografia e com isso ter acompanhamento da evolução do caso pelo médico.

Outra novidade anunciada pelo prefeito é a contratação de hospitais de Cuiabá para a realização de cirurgias eletivas, especialmente das áreas da ginecologia, urologia, proctologia e otorrinolaringologia que são as mais preocupantes, conforme informou a secretária. “Estamos buscando solução para que os cidadãos de fato sejam atendidos com mais rapidez, sem abrir mão da qualidade da equipe médica e da estrutura física que atenda as necessidades dos pacientes”, comentou Izalba Albuquerque.

A redução da demanda reprimida passa também pela informatização de toda a rede municipal de saúde que está sendo feita juntamente com a implantação do prontuário eletrônico que vai possibilitar que os resultados fiquem disponíveis para consulta dos médicos no momento em que fiquem prontos.

Com todo esse trabalho, o prefeito falou sobre uma migração de pacientes de outras cidades que estão se apresentando como moradores de Rondonópolis e são atendidas da mesma forma. “Estamos enfrentando essa questão. Em visita à Santa Casa, verifiquei que nenhuma das pessoas que estavam internadas porque fizeram cirurgia cardíaca era de Rondonópolis. Quem busca atendimento aqui nós atendemos”, comentou o prefeito.

Com o prontuário eletrônico será possível organizar melhor a rede, criar um cartão municipal da rede municipal de saúde que vai dar um controle maior dos pacientes. “Estamos intensificando as políticas públicas juntamente com Brasília para que a gente possa acelerar os procedimentos cirúrgicos e de prevenção. Rondonópolis está chegando num momento muito positivo na saúde”, destacou Zé do Pátio.

Ouvidoria nas unidades

Ainda durante a coletiva, a Ouvidoria da Saúde apresentou uma nova ferramenta de comunicação entre os usuários e a Secretaria de Saúde. Serão instaladas em todas as unidades de saúde, urnas com formulários onde os pacientes poderão deixar sua opinião e responder a uma pesquisa de satisfação para que a gestão municipal possa avaliar melhor o serviço e com isso atender as expectativas da população em relação à saúde.

Fonte | Assessoria
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