O espetáculo “Achadouros – Teatro para Bebês” ficou em cartaz no teatro do Sesc, Rondonópolis por três dias e atraiu olhares de um público bem especial. Em quatro sessões, bebês de seis meses a três anos ficaram encantados pelo quintal imaginário proposto pelas atrizes Caísa Tibúrcio e Nara Faria.

Durante uma hora, os pequenos se identificaram com mundo reproduzido em sacolas, que deram vida a galinhas, peixes, cachorros, borboletas. A união de cores, sons, gestos com a linguagem bem peculiar para a plateia de bebês deixou o ambiente confortável para centenas de crianças. “É difícil imaginar uma plateia formada em grande parte por bebês e observar que eles estão com atenção no palco. Foi incrível ! O espetáculo é muito bom! Agradou a nós pais e nossos filhos. Espero que eles voltem logo para Rondonópolis”, conta Danielle Araújo, mãe.

O Achadouros ainda apresentou uma novidade para Rondonópolis. A produção disponibilizou para deficientes visuais o recurso da audiodescrição. Com esse dispositivo, sem fio e com fone de ouvido todo o espetáculo foi narrado desde efeitos visuais a expressão corporal e gestos. E assim toda imagem é transformada em palavras e possibilitou a inclusão de pessoas com o pequeno Enzo Ariel, de quatro anos. “Ele ficou maravilhado. É sua primeira peça de teatro. Ele riu o espetáculo todo, ficou atento a toda a narrativa. O Enzo conseguiu enxergar o mundo com as mesmas sensações de crianças com visão total . Esse é um exemplo que deveria ser seguido em vários locais”, pontua Alessandra Surubim Barbosa, mãe.

Com patrocínio da Petrobrás Distribuidora S.A, o Achadouros circulou em Mato Grosso, de maio a junho, pelas cidades de Primavera do Leste, Alta Floresta e Rondonópolis. Foram doze apresentações gratuitas.

A peça

Sob a direção de José Regino, o espetáculo traz para a cena as atrizes Caísa Tibúrcio e Nara Faria, que convidam o público a se aventurar com elas em seu “quintal imaginário”. Num pequeno cercado de madeira, envoltas em mais de 4 mil sacolas plásticas que compõem o cenário, as atrizes conduzem os espectadores a uma arqueologia das memórias da infância e apresentam a cada um a possibilidade de escrever sua própria história. Por meio de encenação poético-teatral e da exploração da linguagem não verbal, a peça propõe uma reflexão sobre a chegada do ser humano ao mundo e sobre sua capacidade transformadora e criativa.

Livremente inspirado no livro Memórias inventadas – para crianças, do renomado poeta Manoel de Barros, Achadouros – Teatro para bebês é resultado de um trabalho autoral desenvolvido em Brasília, em agosto de 2015, num processo de criação colaborativa entre Regino, Caísa e Nara. Em cena, as descobertas acontecem dentro de um universo que é a própria metáfora da vida, com o nascimento, encontros e frustrações. Ao mesmo tempo, a dramaturgia traz à tona o mundo invisível e mágico, que extrapola a consciência cotidiana e ingressa no campo das sensações e emoções comuns à humanidade.

Reconhecimento

O grupo foi contemplado com o Prêmio SESC do Teatro Candango 2015 como Melhor Espetáculo Infantil, além de ter recebido Menção Honrosa do 4º Prêmio CBTIJ de Teatro para Infância 2017.

Desde a sua estreia em Brasília, em agosto de 2015, a peça integrou a programação de diversos festivais brasileiros e encenou em teatros e creches do Distrito Federal e outros estados, como São Paulo, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Pernambuco. Todas as atividades serão gratuitas graças ao Programa Petrobras Distribuidora de Cultura.

O Programa Petrobras Distribuidora de Cultura é uma seleção pública que tem como objetivo contemplar projetos de circulação de espetáculos teatrais não inéditos, em parceria do Ministério da Cultura. No último edital foram investidos 15 milhões de reais. Ao todo, foram escolhidos 57 espetáculos, representantes de todas as regiões do país, com apresentações em todos os estados.

Ficha técnica:

Elenco: Caísa Tibúrcio e Nara Faria

Direção e Figurino: José Regino

Dramaturgia: Criação coletiva

Criação musical: Caísa Tibúrcio e Nara Faria

Cenografia: Chico Sassi

Iluminação: Marcelo Augusto

Produção Executiva: Pedro Caroca

Produção local: Ana Dorst, Ronaldo Adriano e Marcos Leque

Audiodescrição: Clarissa Barros

Designer gráfico: Jana Ferreira

Fotografia: Diego Bresani e Débora Amorim

Registro Videográfico e Edição: Fabiano Morari – Cachecol Filmes

Patrocínio: Petrobrás Distribuidora S.A.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)