Dos cinco pacientes que faleceram em hospitais de Rondonópolis, entre maio e junho deste ano, suspeitos de serem vitimados pelo vírus da Influenza H1N1, dois deram positivo o resultado do exame, sendo que um deles era de Pedra Preta. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Izalba Albuquerque, outros dois casos deram negativo e um ainda está sendo investigado. “Ainda estamos aguardando chegar o resultado”, disse, observando que o município está se movimentando para sensibilizar o governo federal para que envie doses extras da vacina.

Rondonópolis cumpriu a meta estabelecida pelo Ministério de Saúde de vacinação dos grupos prioritários definidos pelo órgão da União durante a Campanha Nacional de Vacinação deste ano. Entre 10 de abril a 31 de maio, período de realização da campanha, o município, que tinha a missão de imunizar 57.517 rondonopolitanos do chamado “grupo de risco”, vacinou 58.727, o que corresponde a 102.10% da meta.

Ajuda

Preocupada com os casos de suspeitos de H1N1 na cidade, a prefeitura de Rondonópolis solicitou, ainda durante a última semana de maio, o envio de mais vacinas. Diante da falta de respostas, o prefeito Zé Carlos do Pátio aproveitou um encontro com o senador Welington Fagundes e entregou a ele um ofício para ser protocolado no Ministério da Saúde, em Brasília, no qual solicita mais 30 mil doses.

Nesta quarta-feira (19), durante reunião da Comissão Mista de Planos e Orçamentos Públicos e Fiscalização, em Brasília, que contou com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o senador Wellington fez a leitura do ofício, expondo a situação vivenciada em Rondonópolis, relatada pelo prefeito Zé Carlos do Pátio.

Como resposta, o ministro afirmou que técnicos da Vigilância em Saúde entrarão em contato com os técnicos de Rondonópolis para verificar quais medidas que poderão ser tomadas. Além disso, colocou o Secretário Nacional de Vigilância, Wanderson Oliveira, como responsável por acompanhar as demandas da prefeitura de Rondonópolis nesta questão.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)