A Assembleia Legislativa de Mato Grosso deverá sediar debate nacional sobre a proteção da região fronteiriça e medidas contra a criminalidade. Intitulada “Segurança Pública na Zona de Fronteira do Brasil”, a proposta de Mesa Redonda é de autoria do deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade) e foi aprovada nesta segunda-feira (17.06) pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara.

A ideia é reunir representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, Grupo Especial de Fronteira de Mato Grosso (GEFRON), Polícia Militar de Mato Grosso e outros órgãos da segurança pública em busca de soluções para os problemas dos crimes transnacionais.

“O município de Cáceres é uma das maiores cidades na fronteira Brasil/Bolívia e tem importância histórica no âmbito da defesa da fronteira desde o século XVIII. Os órgãos de segurança nacional precisam dialogar com as forças de segurança locais e uma nova Estratégia Nacional de Segurança na Fronteira precisa ser elaborada de forma a integrar todos os entes”, defendeu Dr. Leonardo em seu requerimento.

De acordo com o parlamentar que tem o tema do fortalecimento da segurança pública como um dos pilares do seu mandato, o Estado de Mato Grosso possui mais de 750 quilômetros de fronteira seca e mais 230 quilômetros de área alagada com a Bolívia, abrangendo 29 municípios. A região é toda recortada por estradas vicinais conhecidas como “cabriteiras”, famosas por serem utilizadas por traficantes e contrabandistas. O espaço aéreo também é famoso por ser utilizado pelo crime organizado.

“As fronteiras brasileiras já não despontam atualmente como uma questão de segurança nacional, mas, sobretudo, de segurança pública”, diz o documento.

Segundo o deputado, o Brasil faz fronteira com 10 países da América do Sul. São mais de 16 mil quilômetros de divisas terrestres. Na faixa de 150 quilômetros a partir dessa divisa, há aproximadamente 570 municípios distribuídos em 27% de todo o território nacional.

“Essa vasta área do território nacional é conhecida como área-problema, famosa por ser rota do tráfico internacional de drogas, de armas, de carros e pessoas, além de contrabandos, lavagem de dinheiro e outras formas de descaminhos. É nesse contexto que precisamos unir forças para combater a criminalidade”, finalizou Dr. Leonardo.

Confira o requerimento:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=33164CB3F07E77E8AA1A2642FF4E1100.proposicoesWeb1?codteor=1750399&filename=REQ+57/2019+CSPCCO

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)