A tecnologia também substitui os velhos métodos de treinamento e aprimora a capacidade produtiva de toda a equipe, gerando mais resultados para a sua empresa

A revolução tecnológica é uma realidade que faz parte da nossa rotina em todos os aspectos. No mundo corporativo, sua participação evidencia a otimização dos serviços que fazem com que as empresas desenvolvam atividades cada vez mais dinâmicas.

Vários são os setores que sofreram mudanças significativas com a implementação de recursos digitais. Um deles é o RH. Saiba mais sobre como a tecnologia tem impacto essa área e de que forma pode ser um recurso a ser adotado pela sua empresa.

O que é RH digital

RH digital é a remodelação das atividades que envolvem o setor de Recursos Humanos. O termo passou a ser associado ao departamento após a revolução tecnológica trazida pela internet.

Com a automatização de processos, trabalhos que antes eram feitos manualmente passam a ser realizados por meio de recursos digitais, como softwares que geram folhas de pagamento, por exemplo.

A grande vantagem desse recurso está no aumento da produtividade e na eficiência da gestão de pessoas. Além disso, ele aumenta a competitividade e reduz o número de erros.

Do que o RH digital é composto

Os principais elementos dessa tecnologia são as ferramentas de automoção que integram todas as informações que sãos relevantes para o departamento, de forma a tornar o acesso aos dados mais rápido e eficiente.

Em outras palavras, as ferramentas de RH digital são utilizadas na gestão de folhas de pagamento, emissão de contra cheques, atualização de dados cadastrais, controle de férias ou de licenças e gestão de conflitos e produtividade.

Vantagens dessa tecnologia

As rotinas de departamento pessoal ficam mais dinâmicas e problemas de ordem prática são resolvidos em tempo hábil.

Esse fato permite que a equipe gestora tenha a oportunidade de se envolver com outras atividades que visam o aperfeiçoamento de toda a equipe. Além disso, o RH digital:

Facilita a comunicação empresarial- A implementação de canais digitais de comunicação promove o estreitamento das relações entre toda equipe de funcionários. Isso faz com que as rotinas da empresa fiquem mais harmonizadas.

Melhora o monitoramento de resultados- As ferramentas digitais fornecem informações eficazes e relatórios precisos em relação à frequência dos funcionários, atrasos e conflitos, por exemplo.

Agiliza os processos de recrutamento – A seleção de currículos e perfis pode ser feita de modo online, o que permite maior alcance aos candidatos e faz com que a probabilidade de encontrar o funcionário ideal aumente.

Mantém a documentação dos funcionários em ordem- O processo de digitalização de documentos faz com que os dados de todos os membros da equipe fiquem armazenados em nuvem, o que facilita o manuseio dos mesmos.

Além disso, em caso de auditorias, é possível ter acesso a todas as informações em pouco tempo. Basta ter acesso à internet.

Integra plataformas- A ideia do RH digital permite analisar individual ou coletivamente o cumprimento de metas, desempenho na execução de tarefas, de forma a ter acesso a dados precisos e criar condições para o alinhamento dos profissionais.

Redução de custos- Gastos relacionados às impressões de documentos e folhas de pagamento diminuem consideravelmente. Além disso, há redução significativa nos custos relacionados à quantidade de horas trabalhadas, por exemplo.

Dessa forma, é possível reduzir margens de erros relacionadas à hora extra, pagamento de benefícios, gestão de escalas ou banco de horas.

Reduz os riscos de falha humana- A inserção de um dado errado pode prejudicar o funcionário ou a empresa em proporções gigantescas. O uso de softwares reduz essa probabilidade e evita contratempos ou processos judiciais.

Melhoria no treinamento de pessoas- Recursos de videoconferência, capacitação online e palestras virtuais podem ser incorporados como soluções relacionadas ao RH digital.

Além de poder alcançar um número grande de participantes, sem a preocupação de superlotação, eles reduzem os gastos, como locação de espaço, contratação de tutores para vários dias de curso, alimentação e transporte dos funcionários.

Como você pode notar, todas as vantagens do RH digital encaminham para trabalhos e ações que eliminam a subjetividade da rotina da sua empresa. Ao aderir a esse recurso, você terá condições para buscar novos desafios e fazer com que seu negócio ocupe lugar de destaque no mercado.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)