Um grupo de professores bibliotecários da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) esteve na Câmara Municipal de Vereadores na tarde de hoje (11) participando da reunião da Ordem do Dia. Eles pediram apoio aos parlamentares para que conversem com o prefeito municipal Zé Carlos do Pátio, para que seja feito um concurso público para profissionais dessa área.

“Nós já formamos através da Universidade Federal de Rondonópolis quase 500 profissionais de Biblioteconomia, e que estão sem campo de trabalho, e esse profissional tem grande importância no auxílio ao ensino e aprendizagem do aluno”, falou a bibliotecária Valdeíra Cardoso.

De acordo com a Lei Federal Nº 12.244 aprovada em maio de 2010, todas as escolas do país, públicas e privadas deverão ter bibliotecas com bibliotecário responsável e um acervo equivalente a pelo menos um livro por aluno matriculado até maio de 2020. No entanto, dados do Censo Escolar 2018 indicam que pouco mais da metade (51,2%) das escolas brasileiras têm bibliotecas. Em Rondonópolis, segundo o coordenador do curso de Biblioteconomia Alexandre Oliveira Gusmão, apenas 12 escolas municipais tem bibliotecas, 10 tem sala de leitura, e 15 não conta com sala de leitura e nem biblioteca para atender os alunos.

O Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Rondonópolis, o vereador Professor Silvio Negri (PCdoB), disse que tem andado nas escolas municipais e percebe a carência desses profissionais para atender os alunos, e também a necessidade desse profissional nas bibliotecas municipais, para atender a toda sociedade, portanto, acredita que esse é um pleito mais do que necessário.

“O profissional de biblioteconomia é de fundamental importância, então desde já, a Comissão de Educação dessa Casa de Leis é favorável inteiramente que o município abra vagas para o concurso, para esses profissionais de biblioteconomia”, relatou Professor Silvio Negri.

Fonte | Assessoria

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *