Versatilidade, beleza e facilidade no cuidado são características dessa técnica paisagística que tem feito parte dos contextos urbanos.

Hoje em dia, morar em apartamento é uma realidade de pessoas que passam o dia fora de casa. Os ambientes cada vez mais compactos desse tipo de moradia devem ser bem aproveitados para haja harmonia entre praticidade e estilo.

Nesse cenário, a dúvida de muitas pessoas é com relação à presença de jardins em apartamentos. Se você não abre mão de flores e plantas, veja quais são as soluções para deixar sua casa com mais cor e vida.

O que é jardim vertical

Também conhecido como parede verde, é uma técnica que integra a natureza à arquitetura urbana. É uma ótima opção para quem deseja modernizar o jardim ou para quem não vive sem os encantos das plantas, mas não tem muito espaço.

O jardim vertical fornece uma atmosfera leve e descontraída por meio da mistura de flores, plantas e ervas aromáticas que deixam o ambiente mais bonito e agradável.

Como aplicar

O cultivo em paredes é a marca registrada dessa técnica de paisagismo. Para compor ambientes internos ou externos, o que vale é a criatividade. Você pode optar por vasos que formam um grande painel, ou mesclar com quadros ou prateleiras.

Independente do tamanho, do formato e da altura do seu jardim vertical, o importante é você criar um espaço que seja coerente com o tipo de plantas para que elas se desenvolvam de forma saudável.

Vantagens

Os jardins verticais proporcionam muitos benefícios para quem mora em apartamento. Além de darem mais vida ao ambiente, eles propiciam um toque íntimo e aconchegante que deixa o local mais bonito.

Além das questões estéticas, a presença de plantas também interfere na saúde e no bem-estar dos moradores. Elas são um excelente isolante térmico e acústico porque, ao serem colocadas na parede, combatem as ilhas de calor e diminuem ruídos externos.

Os jardins melhoram a qualidade do ar, limpam e purificam o espaço, além de servirem como aliados à revitalização de ambientes por meio de abordagens mais ecológicas e sustentáveis.

Plantas adequadas e cuidados necessários

Para que seu jardim fique exuberante e combine com seu apartamento, é importante escolher o tipo certo de planta que esteja de acordo com as características do clima e do espaço em que ele será cultivado.

Cada espécie possui uma necessidade própria relacionada à quantidade de água, necessidade de luz solar, frequência de irrigação e exposição ao vento. Além disso, você deve verificar se o formato de suporte escolhido é adequado para o tamanho e o peso das raízes.

Se você deseja criar um jardim harmonioso, intenso e vivo, a dica é escolher plantas e flores de diferentes tonalidades. Violetas, bromélias, jiboias, azaleias, pleomeles, suculentas, gérberas e antúrios são plantas que se adaptam bem aos apartamentos.

Mãos à obra

Agora que você já conhece sobre o jardim vertical, vamos passar para a parte em que ele se materializa.

Preparação do ambiente – Observe a incidência de luz solar no ambiente escolhido para escolher as plantas mais adequadas. Se você optar por criar seu jardim em áreas externas, providencie estruturas diversas para receber plantas de tamanhos variados.

Caso queira criar um jardim vertical em ambientes internos, dê preferência às estruturas que não atrapalhem a circulação de pessoas e estejam coerentes com o restante da decoração.

Seleção de plantas e vasos – Em caso de área reduzida, é recomendado optar por espécies cujas raízes são mais superficiais, como mini cactos e trepadeiras, por exemplo. Outra opção é inserir ervas, como o coentro, orégano, cebolinha, manjericão e a salsa.

Para deixar o ambiente mais alegre, a dica é adquirir vasos coloridos e com texturas variadas.

Construção – Garanta que os vasos tenham capacidade para escoar a água quando as plantas forem regadas. Para isso, faça uma base, obedecendo a seguinte ordem de camadas: cacos de telha, brita ou argila expandida e areia grossa.

Coloque uma pequena quantidade de terra adubada e, com cuidado, plante as espécies que irão compor seu jardim em cada recipiente. Deixe um espaço entre um vaso e outro para garantir que as plantas cresçam tranquilamente.

Você pode instalar cada vaso individualmente e direto na parede, ou optar por estruturas pré-fabricadas para jardim vertical, cordas, canos de PVC ou outros materiais que achar adequados.

Manutenção – O cuidado com esse tipo de jardim deve ser o mesmo que se dedica ao canteiro tradicional. Regue e adube suas plantas de acordo com as necessidades de cada uma.

Para evitar o acúmulo de água e deixar o ambiente sempre seco e limpo, prepare uma estratégia eficiente de drenagem. Se você passa a maior parte do tempo fora de casa, dê preferência às plantas que não exigem muitos cuidados.

É fácil e prático criar e manter um cantinho com vegetação que vai deixar sua casa com mais vida e conforto. Se você pretende morar em um apartamento na Barra da Tijuca, invista em um jardim vertical que mantenha a atmosfera e o charme do bairro.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)