31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco. Para marcar a data e conscientizar a população sobre os malefícios que o vício do cigarro pode causar e que poderiam ser evitados, a Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat), a Polícia Militar (PM), o Sesc e a Pastoral da Sobriedade vão realizar Pit Stop na Praça Brasil, entre a Rua Fernando Corrêa e a Avenida Amazonas, na sexta-feira (31), a partir das 8 horas.

A fim de mostrar à sociedade que uma mudança para hábitos saudáveis é possível e está ao alcance de todos a partir da disposição em modificar suas escolhas, a mobilização utiliza o mote “Troque seu cigarro por uma vitamina”. Com base nessa ideia, durante o Pit Stop, alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Rondonópolis e a PM, vão distribuir saladas de frutas a todos que passarem no local.

“Nosso objetivo é mostrar que trocar o cigarro por uma fruta, enfim, um alimento que tem vitamina e é saboroso e saudável, é uma atitude viável a qualquer um que se empenhe nesse sentido”, salienta o coordenador do Programa de Combate ao Tabagismo da Pasta da Saúde, Joel Moura de Souza.

Joel explica que o Programa de Combate ao Tabagismo é aberto a todos aqueles que desejam parar de fumar: “Todo o trabalho é feito em grupo, com palestras e acompanhamento terapêutico. São três meses de tratamento em que o indivíduo passa pela análise do médico, que irá prescrever a medicação, que é à base de adesivo e remédio para a ansiedade, enviados pelo Ministério da Saúde”. O programa é aberto à comunidade e quem quiser participar deve apresentar RG, CPF e cartão do SUS. Há quatro locais para as inscrições: Policlínica da Vila Operária, PSFs Cidade de Deus, Jardim Iguaçu e Vila Mamede. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3411-5163.

Também participam desta causa o Programa de Doenças Crônicas não Transmissíveis e o Centro de Atenção Psicossocial Àlcool e outras Drogas (Caps ad) do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde. Alinhado à política antimanicomial do Ministério da Saúde, o Caps ad realiza tratamento ambulatorial de usuários de álcool e outras drogas e disponibiliza o telefone 9 9205-4115 para quem quiser informações mais detalhadas.

Além do tabagismo ser considerado uma doença crônica não transmissível causada pela dependência de nicotina presente nos produtos à base de tabaco, ele ainda ocasiona outras patologias cardíacas, pulmonares e cerebrovasculares. Registros da Organização Mundial de Saúde (OMS) contabilizam, ao ano, mais de 150 mil mortes, no Brasil, provocadas pelo tabagismo. Em escala mundial, esse número eleva-se a seis milhões. A OMS ressalta que esse vício é a principal causa de mortes evitáveis no planeta e prevê que esse número pode subir para oito milhões de vítimas fatais no planeta em 2030.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)