O projeto ‘Vitrine de plantio Exposul’ ganha novos parceiros e cresce com a finalidade de atender mais amplamente aos produtores rurais de Rondonópolis e de toda a região. A definição aconteceu na tarde dessa quinta-feira, 23, durante a reunião que envolveu a Empaer, Secretarias Municipais de Agricultura e Cultura, Aeagro, Aprosmat e Sindicato Rural de Rondonópolis.

A equipe técnica da Empaer apresentou o croqui onde define os espaços que já estão sendo preparados para cada cultura. “Vamos mostrar na prática como uma propriedade rural, de qualquer tamanho, pode ser bem aproveitada. Teremos plantação de mandioca, banana e outras frutíferas. Na parte de pastagem teremos vitrine de espécies forrageiras, sistema rotacionado e capineiras, biofortificados – milho, feijão e batata, além de um tanque de piscicultura, horta mandala e um canteiro de flores tropicais”, explicou o técnico da Empaer, Leonardo Brandel.

A união de todos parceiros vai proporcionar um grande projeto, já que a área de plantio fica anexa ao pavilhão em que está reservado para a agricultura familiar, dando oportunidade para o pequeno produtor expor os seus produtos. Também neste mesmo pavilhão a Secretaria de Cultura, que recebe artesãos e artistas locais, tem seu espaço garantido.

 O secretário de Agricultura disse que esta é uma oportunidade para quem quer aproveitar melhor a propriedade. “Vamos trabalhar para trazer os produtores ao Parque de Exposições. Será muito bom para o incremento da atividade”, disse Genilton Pereira de Souza.

A gerente do Sindicato Rural, Fabrízia Hinrichsen, acredita que esse será um espaço importante e que deve marcar a Exposul a partir desse ano. “Estamos construindo, em parceria, um espaço harmônico, onde as atividades se identificam e encaixam com a realidade e as possibilidades do produtor rural. Sem dúvida será uma grande oportunidade para quem estiver expondo e apresentando seus produtos, como para quem tem interesse em conhecer novos projetos”.

Na próxima semana o grupo de parceiros se reúnem novamente, quando será apresentado o projeto estrutural e definição da ocupação dos espaços.

“O objetivo do Sindicato Rural é criar oportunidades e trazer informações para o produtor rural e para isso agregamos a parte técnica da 47ª Exposul com uma programação intensa, que traz: Vitrine Agropec com palestras e rodadas técnicas de agricultura e pecuária, Torneio Leiteiro, Exposição de raças, Leilões, Vitrines de Plantio, Expositores de máquinas e implementos e a Feira do Produtor.  Tudo se concretiza para mais uma super Exposul, lembrando que as Secretarias de Agricultura e Sindicatos Rurais de toda a região serão mobilizados para que os produtores rurais venham ao Parque de Exposições e aproveitem tudo o que estamos disponibilizando. A Exposul é para todos, desde o pequeno, médio ou grande produtor rural”, finaliza Fabrízia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)