Valorizar o papel do servidor dentro da instituição e, assim considerar o fator humano com atenção e respeito, é um dos focos da gestão da Câmara Municipal de Primavera do Leste. Diversos projetos que visam o desenvolvimento do potencial humano, além de ações que possibilitam a conscientização, sustentabilidade e consumo consciente têm sido realizados, como forma de preparação profissional e aperfeiçoamento da funcionalidade dos serviços prestados à comunidade. Com esse pensamento e na busca de valorizar a vida, os servidores do Legislativo participaram de um treinamento sobre primeiros socorros e combate a incêndio.

A capacitação, realizada na manhã desta terça-feira (21), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros Militar possibilitou aos servidores saber noções básicas de primeiros socorros, em caso de emergências, e como proceder em situações em que é necessário adotar medidas preventivas imediatas e evitar incêndios. Para o presidente da Câmara Municipal, o vereador Paulo Márcio (DEM), este é um trabalho de conscientização, que em sua concepção, precisa da participação e engajamento de todos os gestores. “Nosso papel é estar próximo dos cidadãos e, muitas vezes, vivenciamos situações em que percebemos a importância de ampliar o conhecimento do servidor para diversas situações que acontecem no ambiente de trabalho. Um servidor capacitado poderá realizar procedimentos até a chegada de um serviço especializado, evitando danos e valorizando a vida”, disse.

Durante a qualificação, sobre primeiros socorros, ministrada por Alex Gomes coordenador do SAMU, os servidores aprenderam a importância de certificar-se sobre as condições seguras do ambiente e os cuidados necessários para evitar que o socorro seja feito de forma inadequada, comprometendo a vida da vítima e de quem realiza o procedimento. “Abordamos assuntos relacionados a quedas, desmaios, convulsões e choques elétricos, além de apresentar como funciona a prática de massagens e a utilização de desfibrilador, que pode ser manuseado por um cidadão comum”.

Em relação ao treinamento específico para combate a incêndio e enfrentamento de situações de pânico, o sargento Aberto da 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, abordou sobre o manuseio de extintores, hidrantes, com foco na escolha correta de equipamentos. “Orientamos sobre medidas de seguranças no combate a principio de incêndio, com intuito de estimular a melhor forma em situações de rico de acidentes no ambiente de trabalho”.

Para a servidora, Regina Célia Pinto, técnica legislativa, é de extrema importância saber agir em situações de emergências. “Foi muito positivo o treinamento, isso porque, além do quadro funcional, lidamos diariamente, com público externo. Saber como atuar em situações em que é necessário aplicar técnicas de primeiros socorros é fundamental, para salvar vidas”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)