O deputado Thiago Silva saiu em defesa das universidades e institutos de educação públicos na Assembleia Legislativa. O parlamentar destacou que a medida do governo federal em contingenciar o orçamento em 30% é um erro e pode ter impactos irreparáveis.

Thiago ainda foi mais longe e lembrou que caso não haja uma revisão desta decisão o orçamento da UFMT, por exemplo, pode terminar antes de setembro deste ano. O parlamentar lembrou que somente na UFMT são pelo menos 50 mil alunos. “A UFMT e o IFMT perderiam em mais de R$ 60 milhões,  o governo está indo na contramão dos países desenvolvidos, a  Coreia de Sul somente cresceu quando investiu maciçamente na educação”, disse o deputado.

Ele ainda lembrou que tem mantido conversações com a bancada federal no sentido de convencer o governo a voltar atrás da decisão de contingenciar o orçamento.  Thiago ainda explicou que aguarda a finalização de uma ação na Justiça Federal por parte da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa pedindo a manutenção do orçamento das instituições federais de educação em Mato Grosso. “Esse contingenciamento vai comprometer o pagamento de despesa e a qualidade do ensino superior e técnico “, resumiu.

Unemat-  Thiago Silva também demonstrou preocupação com a possibilidade de contingenciamento do orçamento também da Unemat.  Ele argumentou que seria também um erro e que a instituição está em fase de consolidação dos campi como o caso de Rondonópolis. “Mesmo estando na base do governo não vou concordar, a educação é prioridade”, encerrou.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)