Em julho do ano passado, Denis Furtado foi preso pela morte da bancária Lilian Calixto, paciente dele em um procedimento estético de bioplastia nos glúteos. Bioplastia de glúteo consiste na aplicação da substância PMMA para conseguir maior volume em determinada parte do corpo. Lilian procurou Denis pois ele se intitulava Doutor Bumbum e, no universo das redes sociais, era um especialista em postar fotos de “antes e depois” das suas pacientes. Denis ficou seis meses preso. Por decisão da Sétima Câmara Criminal do Rio, a prisão foi substituída por medidas cautelares, como a proibição de se ausentar da comarca do Rio e do país sem autorização judicial. Denis teve o registro profissional cassado. No dia 24 de abril, o Conselho Federal de Medicina (CFM) manteve a cassação, com unanimidade de votos. Em liberdade, Denis ganha a vida dando cursos de capacitação para médicos e profissionais de saúde em uma sala no Shopping Downtown, na Barra, mesmo local onde funcionava seu consultório (a aplicação do PMMA em Lilian aconteceu no apartamento do médico, uma cobertura, também na Barra).

Segundo Denis, que se diz inocente da acusação de homicídio doloso, os cursos capacitam os profissionais em “estética médica, terapias hormonais, ortomolecular e medicina integrativa no geral”. As turmas são pequenas, “para que o aluno tenha toda a atenção, além da oportunidade de hands on”. Hands on, em tradução livre, é mão na massa. Isso quer dizer que existem partes práticas e teóricas. Denis garante que quem pratica é o aluno, apto para isso por conta do diploma de médico. Ele não revela quanto cobra para cumprir seu maior objetivo: “passar para outras pessoas tudo que eu sei”. As aulas começam por volta de 13h e seguem até de noite.

A bancária Lilian Calixto, de 46 anos, morreu após colocar silicone no bumbum. A bancária Lilian Calixto, de 46 anos, morreu após colocar silicone no bumbum.

Como material didático ele usa livros que escreveu e não publicou. A duração de cada módulo varia. Os mais curtos têm em torno de uma semana. Denis também dá cursos online, mas prefere não mostrar imagens de procedimentos estéticos por não considerar bonito e nem ético. Ao fim do curso, o aluno ganha um certificado. “Pós-graduações são reconhecidas pelo MEC. Cursos de capacitação, congressos etc., não. Mas emite-se um certificado dizendo quantas horas foi e o que foi ensinado ao aluno”, ressalta. “Eu faço um certificado, que é unicamente para o médico poder mostrar: “Olha, fiz um curso junto ao Dr. Dênis Furtado nas áreas tais.” Espero que eu tenha sido claro. Porque é uma pergunta, com todo o respeito, tão boba que eu não sei se era isso que você estava querendo compreender”, acrescenta.

Procurado na segunda-feira, o CFM ainda não se manisfestou sobre o assunto.

O senhor pretende recorrer da decisão do Conselho Federal de Medicina, que manteve a cassação de seu registro profissional na semana passada?

Sim, a decisão do Conselho foi totalmente arbitrária e abusiva, frente a total ausência de materialidade ou fundamentos que levassem à cassação. Existem penas de advertência que poderiam ser usadas, já que jamais sofri uma única penalidade ou condenação em mais de uma década de vida médica. Enquanto isso continuarei ministrando meus cursos para médicos e outros profissionais de saúde, me dedico aos meus projetos sociais e passo meu tempo com minha família.

O senhor, então, está ministrando cursos?

Tenho meu espaço para cursos médicos e para outros profissionais de saúde no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca. Já ministro cursos há cinco anos, capacitando os profissionais em estética médica, terapias hormonais, ortomolecular, medicina integrativa no geral. Existem também cursos online. Tenho dois livros escritos nessas áreas, que nunca foram publicados. São materiais de referência dos cursos. Livros que ganham atualizações a cada ano.

Quanto o senhor cobra e qual é a duração dos cursos?

Depende do que o aluno quer aprender dentro de todas essas áreas de atuação.

A procura por seus cursos é grande?

A procura nunca deixou de ser grande, já que as turmas são pequenas, para que o aluno tenha toda a atenção, além da oportunidade de hands on (em tradução livre: botar a mão na massa, fazer na prática).

O senhor está com o registro cassado. Como é feito o hands on de seus cursos? Existe uma equipe de capacitação?

Hands on é o aluno, que já é medico ou profissional de saúde, apto a atuar diretamente com pacientes ou com exames etc. O curso é prático e teórico.

Mas qual seria a média de valor cobrado por curso?

Como eu disse, isso é muito individual. Depende as áreas de atuação médica em que o aluno deseja adquirir a experiência e a capacitação.

O senhor ainda é muito procurado para a realização de procedimentos estéticos?

Muito. A começar pelos parentes e pacientes dos alunos, que vêm indicados pelos próprios. São quase um milhão de pessoas que seguem as redes sociais, acreditam em meu trabalho e conhecem toda a verdade.

Suas clínicas estéticas continuam funcionando, mesmo sem a sua presença?

Minhas clíncias de estética continuam funcionando, mas sou um homem de vida simples. Faço meus projetos sociais e vivo para minha família. Desde 2011 posto conteúdos de alta qualidade de forma gratuita.

O senhor se sustenta com os cursos?

Sempre tive bom retorno financeiro ministrando cursos. Mas as mesmas aulas que dou no curso estão gratuitamente no YouTube. Mas sem hands on, sem mostras nenhuma prática, nenhum paciente. Acho que isso já não seria ético, mesmo o paciente autorizando. Não acho bonito mostrar um procedimento acontecendo ao vivo. Não sou cirurgião. Não faço cirurgias. A bioplastia não é uma cirurgia. Assim como o botox, que é uma injeção de preenchimento corporal e facial. Quando vem um médico para aprender comigo bioplastia ou botox, é diferente. A gente fala do produto e cobra pelo curso.

Quantos alunos o senhor tem hoje?

Tem turma minha com cinco, seis alunos… Não mais que isso. São cursos que levam uma semana, 15 dias. Meu objetivo é passar para outras pessoas tudo que eu sei.

O senhor oferece algum tipo de certificado para quem faz o seu curso?

Existe curso de um dia, de um mês… Está ali para fornecer conhecimento ao aluno e comprovar que ele teve aquele conhecimento. Não para fins legais. O Conselho Federal de Medicina, em sua consulta parecer número 21 de 2010, deixa bem claro o que confirma desde 1957: que o médico habilitado pode atuar nas mais amplas áreas da medicina, e sem reservas. Ali fala também que a habilitação do médico já está pelo diploma. Pós-graduações são reconhecidas pelo MEC. Cursos de capacitação, congressos etc., não. Mas emite-se um certificado dizendo quantas horas e o que foi ensinado ao aluno. Independentemente do curso, qualquer médico poderia atuar com qualquer técnica e material. Em qualquer congresso que o médico vai, tendo CRM ou não, que ele tenha o diploma dele, ele entra, cursa o congresso, e ele sai com o certificado de participação, aprendizado, capacitação. Meu curso é igual. No final, eu faço um certificado, que é unicamente para o médico poder mostrar: “Olha, fiz um curso junto ao Dr. Denis Furtado nas áreas tais.” Espero que eu tenha sido claro. Porque é uma pergunta, com todo o respeito, tão boba que eu não sei se era isso que você estava querendo compreender. Acho que já lhe passei informações suficientes. Agora eu tenho que ir para dar meu curso.

Fonte | Extra

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)