Nardi afirma que a amputação de pênis pode ser causada por outros fatores. A fimose ocorre quando o prepúcio, pele que reveste a cabeça do pênis (glande) dificulta a sua exposição e, ao dificultar a limpeza, estimula as células a se proliferarem, aumentando o risco de desenvolver câncer de pênis. O médico afirma que, acima dos três anos de idade, é recomendado que os homens façam a cirurgia de circuncisão para evitar problemas.
Outro fator que pode levar a casos de câncer e amputação do pênis é a infecção por DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). Nardi explica que homens infectados pelo HPV têm maior chance de desenvolver câncer peniano. Desta forma, o urologista afirma que é importante que todos os homens façam uso de preservativos para evitar a contaminação.
O urologista afirma que a má higienização peniana se dá, em sua maioria, pela falta de informação de como higienizar o órgão de maneira adequada. Nardi explica que o pênis deve ser lavado diariamente, utilizando água e sabão. Ao lavar o órgão, o homem deve puxar a pele do pênis, de maneira a expor a glande, conhecida como cabeça do pênis.
Nardi explica que o pênis possui glândulas ao redor da cabeça que provocam secreções chamadas de esmegma. O esmegma é uma secreção branca composta por células descamadas da pele e óleos produzidos por glândulas da região e, se não for retirada de maneira adequada, ela pode alterar a morte celular programada pelo corpo, provocando o câncer.
Nardi afirma que é importante higienizar o órgão após a relação sexual. De acordo com o urologista, essa limpeza deve ser feita para retirar o excesso de lubrificante do preservativo, remover resíduos do sêmen e retirar o muco de lubrificação natural da mulher, já que as substâncias também aumentam o risco de infecções por fungos e bactérias no local.

O urologista afirma que o câncer de pênis pode ser agravado quando há a ocorrência de metástase, pois, além da amputação do pênis, pode afetar a circulação da região e levar o homem à amputação da perna também.

Fonte | R7

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)