Uma associação criminosa envolvida em roubos em propriedade rurais em comunidades isoladas foi desarticulada, durante ação da Polícia Judiciária Civil, realizada no sábado (27.04). O trabalho da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG) resultou na detenção de quatro integrantes do grupo, sendo três deles menores de idade, além da recuperação de uma caminhonete roubada e apreensão de uma motocicleta que dava apoio aos criminosos.

A ação culminou na prisão em flagrante de André Luiz Miranda Silva, o “Brancão” e na apreensão dos menores W.J.S.L., 16, conhecido como “Neguinho” ou “Johny”, R.C.R., 17, o “Branquinho” ou “Menor” e da adolescente, L.S.N., de 17 anos. Os suspeitos responderão por roubo majorado e associação criminosa. Único maior de idade do grupo, André, também responderá por corrupção de menores.

As investigações iniciaram na sexta-feira (26), quando a equipe da Derf-VG recebeu informações sobre um roubo no Assentamento Água Sul, em Nossa Senhora do Livramento, em que criminosos armados invadiram a propriedade das vítimas. Na ocasião, os assaltantes com emprego de arma de fogo, renderam um casal de idosos, agindo com extrema violência, chegando a amarrar e a agredir fisicamente as vítimas.

Na ação criminosa, foram subtraídos vários objetos da residência, além do veículo Renault Oroch das vítimas. Dias antes, na data de 22 de abril, o mesmo casal foi vítima de outro assalto na propriedade, praticado com o mesmo modo de ação.

Com base nas informações, os policiais da Derf-VG prosseguiram com as diligências conseguindo informações de que os envolvidos no roubo eram moradores do bairro São Mateus, em Várzea Grande, que se associaram para cometer roubos na região rural.

Os policiais receberam informações que o grupo estava negociando a caminhonete, Renault Oroch, que seria levada para um sítio, próximo a BR-070, e passaram a monitorar a região, conseguindo realizar a abordagem do suspeito André e da menor L.S.N.. Além do veículo denunciado, os policiais também apreenderam uma motocicleta que dava apoio a ação dos criminosos.

Questionados, os suspeitos confessaram a atuação no crime e disseram que receberiam R$ 500 para entregar o veículo para uma pessoa que estava na espera nas proximidades. Em continuidade as diligências, os investigadores seguira para o endereço onde os suspeitos buscaram o veículo, conseguindo apreender em flagrante o menor W.J.S.L..

Perguntado sobre o roubo, o menor confessou ter participado do crime junto a comparsas, indicando o nome do adolescente, R.C.R. como outro envolvido no assalto. Diante das informações, os policiais realizaram a apreensão do menor que é conhecido no meio policial, uma vez que é contumaz na prática de roubos e seria o mentor intelectual do crime.

Todos os envolvidos foram conduzidos a Derf-VG, onde foram interrogados pelo delegado Afonso Monteiro da Silva Junior. O suspeito, André Luiz, e o menor W.J.S. L. foram reconhecidos pelas vítimas como autores do roubo. A menor. L.S.N. ficou responsável por levar os assaltantes ao local do crime e posteriormente por realizar a venda do veículo roubado. Já, R.C.R., é apontado como partícipe do crime, uma vez que auxiliou o grupo a ocultar a arma de fogo utilizada na ação criminosa.

“A desarticulação do grupo merece destaque, uma vez que os suspeitos estavam agindo com frequência, notadamente em regiões isoladas a exemplo dessas comunidades rurais”, disse o delegado.

André foi autuado em flagrante pelo crime de roubo majorado, associação criminosa e corrupção de menores. Os menores apreendidos responderão pelo ato infracional análogo a roubo majorado e associação criminosa.

Fonte | Folhamax

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)