Segundo boletim de ocorrência, família alega que Ana Paula Saqui de Paula, grávida de nove meses, solicitou cesariana, mas como não havia anestesista no hospital de Boituva (SP), foi feito parto normal com uso do fórceps; bebê passa bem.

A Comissão de Ética do Hospital São Luiz de Boituva (SP) abriu uma sindicância nesta segunda-feira (29) para investigar a morte da estudante de 18 anos, Ana Paula Saqui de Paula, após o parto normal. A família da vítima registrou boletim de ocorrência contra o hospital por morte suspeita.

Segundo o secretário da Saúde da cidade, Élcio Sena, a administração do hospital afirmou que foi dada assistência à família.

“Entramos em contato com a administração do hospital, que informou que foi dada assistência à família e que foi aberta uma sindicância para apurar os fatos. Nós vamos aguardar a sindicância, a conclusão do inquérito policial e o resultado do SVO. Desta forma, vamos saber se houve alguma falha por parte da equipe médica ou não”, diz.

Nas redes sociais, o hospital publicou, no sábado (27), que “a Fundação Luiz João Labronici vem por meio desta carta pública prestar suas condolências à família e que todos os fatos estão sendo apurados”.

Entenda o caso

De acordo com as informações obtidas no boletim, a família informou que Ana Paula Saqui de Paula, grávida de nove meses, deu entrada no hospital na noite de 25 de abril.

A médica que atendeu a jovem prescreveu que ela tomasse um soro com um medicamento e sugeriu que ela esperasse pelo trabalho de parto no hospital ou em casa.

A jovem e o companheiro dela optaram, conforme o registro policial, por voltar para a casa. Contudo, na madrugada de sexta-feira (26) eles retornaram à unidade.

A família afirmou também para a polícia que a gestante recebeu atendimento da equipe de enfermagem e às 12h a médica verificou que a dilatação da jovem estava apta para o parto.

Eles relataram que a paciente pediu que fosse feita cesariana e a médica perguntou pelo anestesista. Ainda segundo o B.O., o profissional teria informado que conseguiria chegar ao hospital apenas por volta das 16h.

A médica voltou a tentar o parto normal com o uso do fórceps. Após o parto, Ana Paula foi encaminhada ao quarto do hospital, mas ela passou a ter hemorragia.

Devido à gravidade do caso, a paciente chegou a ser encaminhada a um hospital de Sorocaba (SP), mas não resistiu e morreu antes de chegar na unidade na manhã de sábado. O bebê passa bem.

O caso foi registrado na Polícia Civil de Boituva e será investigado.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)