A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reuniu cerca de 400 pessoas no Horto Florestal Municipal Isabel Goulart em ações educativas para trabalhar a conscientização da importância do meio ambiente. Foram realizadas oficinas orientativas, atividades lúdicas e até uma gincana para envolver o público participante.

O objetivo principal foi despertar a consciência crítica de pessoas de todas as idades sobre as graves questões ambientais. Para isso foi realizada a oficina de bombas de sementes, atividades na chamada trilha sensitiva, gincana dos resíduos sólidos, oficina de compostagem e ainda a linha do tempo da degradação dos resíduos sólidos.

Os participantes aprenderam a produzir a chamada bombas, contendo sementes de árvores nativas e frutíferas e conheceram a necessidade de áreas verdes dentro dos perímetros urbanos e sobre reestruturação e recomposição de áreas degradas. Cada um pôde levar a sua bomba de semente para casa e as que sobraram serão utilizadas na recuperação de áreas de nascentes e degradadas.

Na trilha sensitiva as pessoas tiveram os olhos vendados e passaram por um trajeto de 15 metros, divididos em três etapas de modo a sensibilizar os participantes a aguçarem os sentidos da audição, olfato, paladar e tato. Em umas das oficinas foi possível aprendem diversas técnicas de construção de composteiras domésticas, inclusive as feitas com garrafas pet, potes e baldes plásticos para reutilizar os materiais.

Quem participou do projeto também conheceu quais os tipos de resíduos sólidos, o seu tempo de degradação, a sua produção no Brasil e no mundo, além da quantidade de que cada um é reutilizado.

As atividades da Semma contaram com o apoio de estagiários do curso de ciências biológicas da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) que atuaram como monitores das atividades. Esse projeto de educação ambiental foi realizado durante a 1ª Meia Maratona e Corrida Rondon.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)