O secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Possas de Carvalho, anunciou que vai devolver aos cofres públicos cerca de R$ 31 mil recebidos indevidamente como gratificação do prêmio-saúde e que vai suspender definitivamente o pagamento do prêmio para si.

“Peço desculpas primeiramente à população cuiabana pela falha cometida e ao prefeito Emanuel Pinheiro que sempre me depositou total confiança e autonomia em meus atos”, afirmou o secretário. De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, Possas tomou conhecimento na quinta-feira (18), por meio da Procuradoria do Município, que a Portaria/SMS 06/2019, assinada por ele, na qual garantia o direito ao recebimento do chamado “prêmio saúde” não está em conformidade com o cargo de titular da Pasta, conforme constatada na Lei Orgânica do Município de Cuiabá.

A decisão do secretário foi tomada após denúncia feita pelos vereadores Marcelo Bussiki (PSB), Felipe Wellaton (PV), Abílio Júnior (PSC), Diego Guimarães (PP) e Dilemário Alencar (Pros), no último dia 10. Na ocasião, eles protocolizaram no Tribunal de Contas do Estado (TCE) uma representação apontando a ilegalidade do pagamento do prêmio-saúde, que foi instituído através de uma portaria nº 006/2019, assinada pelo secretário. Os vereadores apontam que o próprio secretário criou o prêmio para ele mesmo, no valor mensal de R$ 7,8 mil, em janeiro deste ano, com efeitos retroativos a dezembro do ano passado, quando assumiu a secretaria com a saída de Huark Douglas.

“Quero aqui de coração aberto e consciência limpa dizer que ao ocorrer o erro pelo setor de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, respaldado por um entendimento jurídico, não houve dolo ou má-fé de minha parte. Tomarei as providências administrativas necessárias para que isso não volte a acontecer. Determinei imediatamente a suspensão do prêmio em minha folha de pagamento e estou devolvendo aos cofres públicos o valor correspondente aos quatro meses que recebi irregularmente o benefício”, afirmou Possas.

Para o vereador Marcelo Bussiki, a situação demonstra a necessidade de os vereadores de oposição estarem constantemente em alerta com os atos praticados pela gestão Emanuel Pinheiro. “Esse caso nos mostra como é importante o nosso papel de vereador de fiscalização de todos os atos da administração pública. Hoje o secretário diz que o pagamento foi um erro, mas  imagina se não denunciássemos, por quanto tempo esse erro iria durar? Quanto tempo ele ia ficar recebendo um dinheiro que não lhe pertence, enquanto o cidadão lá na ponta sofre com uma saúde de péssima qualidade? E vamos continuar com nosso trabalho de fiscalização para que nenhum outro erro desses ocorra”, garantiu.

A prefeitura de Cuiabá afirma que o Prêmio Saúde foi instituído pelo artigo 54 da Lei Complementar Municipal nº 094 de 03 de julho de 2003. O benefício é um incentivo financeiro ao servidor/gestor e que tem como meta a melhoria do índice de satisfação do usuário do Sistema Único de Saúde.

Fonte | Olhar Direto

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)