Inúmeros serviços prestados pela Prefeitura de Rondonópolis serão oferecidos aos moradores da Reserva Indígena Tadarimana em um mutirão neste sábado (13). A ação acontece, a partir das 8 horas, na Aldeia da Central, estendendo-se até às 17h.

A atividade faz parte das ações intersetoriais que estão sendo realizadas pela administração, desde o dia 19 de março, por meio de diversas secretarias municipais, para atender as necessidades imediatas da comunidade indígena nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, assistência social, valorização da cultura e agricultura, visando proporcionar uma alimentação saudável.

A Reserva Tadarimana ocupa uma área de 9,7 mil hectares do município de Rondonópolis, abrigando mais de 600 indígenas distribuídas em cinco aldeias: Pobóre, Pobojari, Praião, Jurigue e a Central.

Promoção Social

A Secretária Municipal de Promoção e Assistência Social, Marcia Rotilli, anuncia que a equipe do setor levará à Tadarimana o serviço de recadastramento e inserção no Programa Bolsa Família e no Cadastro Único CadÚnico, além da carteira do idoso, bilhete único, idjovem, requerimento de segunda via de certidão de nascimento, além de outras informações e orientações.

“Nossa equipes estão trabalhado na reserva indígena desde o mês passado, visitando todas as moradias das aldeias para fazerem um diagnóstico das necessidades básicas dos indígenas, num trabalho preventivo e de promoção humana. Além disso, fazendo também a busca de crianças prioritárias do programa Criança Feliz, desenvolvido em parceria com o governo federal, com intuito de promover o desenvolvimento da primeira infância partir do apoio e o acompanhamento da gestação e de crianças de zero a três anos, com ações intersetoriais que promovam a redução das vulnerabilidades sociais, favorecendo o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e reduzindo a negligência”.

Saúde

Dentro do trabalho intersetorial integrado desenvolvido pela Prefeitura de Rondonópolis na Reserva Tadarimana desde o mês passado, a Secretaria Municipal de Saúde vem reforçando os atendimentos à comunidade indígena.  Os profissionais da saúde fizeram um verdadeiro check-up para verificar a saúde dos indígenas. A equipe da saúde também realizou ações de prevenção de combate ao tabagismo e ao alcoolismo, fatores que preocupam os profissionais.

Para o mutirão deste sábado, a gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Mariúva Valentin Chaves, antecipa que as famílias do povo bororo serão beneficiadas com acompanhamento de crianças e grávidas beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, com a pesagem e pré-natal; atendimentos médicos, odontológicos e acolhimento psicossocial. Contará ainda no mutirão com o trabalho veterinário de animais domésticos para diagnóstico da leishmaniose.

Agricultura

A equipe de apoio à agricultura familiar no município, coordenada pelo Secretário Genilton Pereira, deve oferecer orientações técnicas e dar continuidade na doação de sementes para o plantio de hortaliças e também de ramos de mandiocas e, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), de plantas frutíferas. “Estamos fazendo o arado de áreas de fundo de quintal para que possam fazer o plantio”.

A Agricultura também está trabalhando, juntamente com o Ministério Público Federal (MPF) de e Fundação Nacional do Índio (Funai), na elaboração de um projeto para perfuração de oito tanques para implantação de projetos de piscicultura.

Outra ação liderada pela pasta que beneficia a comunidade indígena é a frente de trabalho, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), para recuperação total das estradas que cortam a Reserva Tadarimana, ligando a “aldeia central” com outras aldeias. No total, serão recuperados cerca de 80 Km de estradas vicinais na terra do povo bororo.

Outras secretarias

Estarão presentes também no mutirão, realizado com o propósito de levar serviços de cidadania e bem-estar para as famílias indígenas, equipes das secretarias de Educação, de Esporte e Lazer, que estará organizando torneios esportivos; e da Cultura, que levarão materiais para confecção de artesanatos.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)