Com o intuito de dar continuidade as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Rondonópolis para melhorar as condições de vida da comunidade indígena da etnia Boe (Bororo), uma reunião foi realizada, na manhã desta sexta-feira (5), na aldeia Tadarimana, com representantes do município, indígenas, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Ministério Público Federal (MPF).

Ao longo da reunião, que durou praticamente toda manhã, foram tratadas as medidas já adotadas pelo município, que foram definidas em encontros realizados, em março, pelas lideranças do povo bororo com o prefeito Zé Carlos do Pátio, para atender necessidades imediatas da comunidade nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e agricultura. A Reserva Tadarimana ocupa uma área de 9,7 mil hectares, com uma população de mais de 600 indígenas.

A reunião foi avaliada como positiva pelos representantes da Prefeitura de Rondonópolis, como o Secretário Municipal de Agricultura, Genilton Pereira. Ele cita que uma das medidas positivas do encontro é o apoio do MPF para ajudar o município a destravar a perfuração de dois poços que estão previstos à terra indígena tadarimana junto a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), entidade vinculada ao Ministério da Saúde do governo federal.

Ele explica que a Prefeitura de Rondonópolis firmou um convênio à perfuração, além de dois na reserva indígena, outros 10 poços artesianos no município, com a previsão de mais 16 posteriormente. No entanto, a Funasa não deu continuidade ao convênio. “O representante do MPF, procurador da República em Rondonópolis, José Ricardo Custódio de Melo Júnior, ficou de ajudar a resolver esta questão da perfuração dos poços na aldeia, que é uma necessidade urgente”, ressaltou Genilton.

Durante o encontro, Genilton destacou outras ações determinadas pelo prefeito Zé Carlos do Pátio que estão em andamento para atender as necessidades imediatas da comunidade. Entre elas, a frente de trabalho iniciada pela secretaria de Agricultura, em parceria com a Coder, para recuperação total das estradas da Reserva Tadarimana, que permitem o trajeto até a “aldeia central” com “aldeinhas”, que são seis.

No total, serão recuperados cerca de 80 Km de estradas vicinais na Tadarimana. “Já fizemos a recuperação de 30 km e só vamos sair de dentro da aldeia quando terminar tudo, o que deve acontecer em torno de 20 dias”, prevê Genilton. Uma outra ação que está sendo desenvolvida para que o povo bororo tenha melhor qualidade de vida é a assistência técnica para que desenvolvam atividades agrícolas, visando garantir a subsistência e a alimentação saudável.

“Estamos fazendo o arado de áreas de fundo de quintal e doação de ramos e sementes para que possam fazer o plantio de mandioca e de hortaliças. Também foi feita a doação de mudas frutíferas, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, informou o secretário, acrescentando que ficou decidido na reunião a elaboração de um projeto pela secretaria municipal de Agricultura, MPF e Funai para perfuração de oito tanques para implantação de projetos de piscicultura.

Escola

Uma das reivindicações da comunidade, a Escola Municipal Indígena Leosidio Fermau, que fica na “aldeia central”, passará por reforma e ampliação, para melhor abrigar os alunos de todas as aldeias que compõe a reserva e garantir qualidade de ensino mais eficiente. O projeto foi apresentado, durante a reunião, pela secretária Municipal de Educação, Carmem Garcia Monteiro. A unidade vai ganhar três salas de aula, laboratório de informática, refeitório, dois banheiros e sala para exposição de artesanatos.

Saúde

Na área da saúde a prefeitura, atendendo ao pedido feito pelas lideranças da comunidade numa reunião no mês passado com o prefeito Zé Carlos do Pátiofez a contratação de um dentista, que atenderá os moradores da aldeia durante toda a semana. O profissional estará na unidade oito horas por dia cuidando da saúde bucal.

Ainda na questão da Saúde, a gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Mariúva Valentim Chaves, que representou a secretária Izalba Albuquerque na reunião, destacou que será ampliado o atendimento e prevenção à dependência química, um dos problemas enfrentados pela comunidade indígena.

Criança Feliz

A comunidade também foi contemplada recentemente com o programa Criança Feliz, que foi levado pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, fazendo o acompanhamento das gestantes, dos recém-nascidos e das crianças de até três anos de idade. As famílias foram cadastradas e receberam do município uma cesta básica para colaborar na alimentação.

“Fazemos um trabalho intersetorial, falamos sobre o cuidado com as crianças nos primeiros anos de vida, o convívio e a proteção familiar tudo em consonância com a cultura indígena, respeitando a cultura deles”, comentou a secretária de Promoção e Assistência Social, Márcia Rotilli.

Mutirão

Dentro do propósito do Prefeito Zé Carlos do Pátio de levar ações integradas para melhorar a qualidade de vida e promover cidadania ao povo bororo, que foram os primeiros a povoar a região, a prefeitura está organizando para o próximo dia 13 de abril um grande mutirão que levará uma série de serviços gratuitos de saúde e assistência social aos moradores da reserva tadarimana.

Também estiveram participando da reunião, além da diretora presidente da Coder, Nívea Calzolari, representando a Prefeitura de Rondonópolis, os secretários de Cultura, Assistência e do Esporte e Lazer, Humberto Campos e Jailton Nogueira, respectivamente.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)