Para garantir que a reforma saia como planejado é preciso planejamento e organização. Um checklist é ideal para ajudar nisso.

Se você pretende realizar uma reforma em sua casa ou apartamento, provavelmente já pensou na dor de cabeça que esse processo pode causar. Projeto errado, bagunça, lixo e poeira podem tornar sua obra mais trabalhosa do que seria necessário.

Para evitar que isso aconteça é preciso planejamento e diálogo com a equipe profissional. O acompanhamento do contratante é necessário para evitar erros e garantir que o imóvel fique de seu agrado.

Pensando em facilitar o processo, desenvolvemos esse artigo contendo itens para realizar o checklist da reforma e garantir que os resultados sejam conforme desejado. Continue conosco!

Planejamento

Deixar de planejar-se ao iniciar uma reforma pode comprometer todo seu desenvolvimento. Programar datas de início, etapas e fim auxilia na organização de tempo e economia.

Converse com a equipe de profissionais contratados para alinhar o planejamento e o cronograma de execução. Além disso, outros pontos também devem ser planejados antes de iniciar.

Viabilização da reforma

Contratar um profissional qualificado para desenvolver um projeto é essencial para garantir segurança na obra. A reforma pode comprometer estruturas da casa, por isso, certifique-se que um profissional esclareça quais procedimentos podem ou não ser realizados.

Viabilização da obra e aprovação do projeto

Você pode consultar na prefeitura de sua cidade o estudo de viabilidade de obra. Assim como em construções, em uma reforma também são necessários documentos para que o projeto seja aceito.

Além disso, um alvará de liberação para a modificação também deve ser providenciado. A legalização da obra requer aprovação do morador e um registro no cartório de imóveis.

Contratação de profissionais

Realize orçamentos e conheça mais de um empreiteiro se possível. Antes de contratar a equipe escolhida, converse com outros clientes e visite obras que os profissionais já realizaram.

Depois de decidido, faça um contrato para garantir a realização do serviço, especificando informações como prazo, valores, e outras que ache necessário.

Compra de materiais de construção

O momento de providenciar os materiais exige atenção e paciência. Faça cotação em diversos lugares, comparando preços em lojas físicas e também na internet.

Fique atento para adquirir mercadorias de qualidade e com fornecedores que possam cumprir os prazos de entrega. Além do bom preço, esse detalhe pode decidir o sucesso da sua reforma.

Cuidados com móveis

No período da reforma é importante proteger os bens existentes em sua casa ou apartamento. Muitas vezes apenas cobrir móveis, eletrodomésticos e eletrônicos não é suficiente para evitar que sejam danificados durante o processo.

No entanto, é possível guardar de forma segura em lugares como self storage, que permitem guardar objetos dos mais variados tamanhos, desde sofás até talheres.

Destino de entulhos e lixo

Durante o período da obra e em seu final, deve-se dar o destino correto aos entulhos, lixos e sobras que ficaram acumulados. Pesquise serviços especializados que levem esses materiais aos locais de descarte correto e de forma sustentável.

Avaliação na entrega do imóvel

Ao final da obra, o dono deve vistoriar a reforma entregue junto ao profissional encarregado. Esse é o momento de conferir se tudo está como planejado ou deve ser retocado.

Você conferiu alguns pontos que devem ser avaliados durante o checklist da reforma. Lembre-se que o planejamento evita gastos, imprevistos e permite que a obra seja um grande sucesso.

Gostou das dicas acima? Está pronto para começar sua reforma?

Fonte | Guarde perto
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)