A cerimônia de abertura contou com um público de quase 100 pessoas e com um diálogo formativo do investigador Ademar Torres, gerente do projeto social “De Bem Com a Vida” e do Investigador Edmir Sena, gerente do projeto social “Rede Digital Pela Paz”. Como ingresso, cada desbravador doou dois litros de leite ou dois quilos de arroz, que o SESC destinará à projetos sociais atendidos pela instituição. A Polícia Judiciária Civil, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária, participou da reunião inicial do calendário de atividades do Clube de Desbravadores Centro América, que ocorreu no SESC Balneário Doutor Meirelles, em Cuiabá, no último domingo (17.03).

A equipe de investigadores da Coordenadoria de Polícia Comunitária da PJC/MT (COORDPCOM), foi convidada em razão da parceria estabelecida há vários anos com  o clube, além de outros clubes de serviços,  participando em eventos estaduais e regionais, que chegaram a reunir até 16 mil adolescentes.

Os investigadores conduziram os diálogos no sentido das mudanças sociais, promovidas principalmente pelos avanços tecnológicos e pela repercussão das atitudes tomadas mesmo na adolescência.

“O poder que nossas escolhas podem nos afetar e afetar outras pessoas” foi a tônica da conversa. Os adolescentes demonstraram compreender a complexidade da vida em sociedade e se comprometeram em replicar as informações aos seus pares (amigos, vizinhos, colegas de escolas e até mesmo em suas redes sociais), buscando alertar outros jovens e adolescentes das implicações das escolhas individuais.

Segundo os policiais civis, a alegria e contentamento tomaram conta de todos que participaram do evento, haja vista que esta foi à primeira reunião depois do retorno das férias e do retorno de um evento que reuniu quase 100 mil desbravadores na cidade de Barretos/SP.

Entre o público presente, investigadores, adolescentes e membros da diretoria, houve uma comoção generalizada ao relembrar o falecimento do desbravador Samuel Melquiades Silva de Oliveira, 16 anos, uma das vítimas do atentado na escola Raul Brasil em Suzano/SP, ocorrido no último dia 13 de março.

O Clube de Desbravadores Centro América é um clube social com mais de 55 anos de história, que tem como foco o desenvolvimento de crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 15 anos, através de ações que promovem o desenvolvimento físico, mental e espiritual.

Buscando despertar o amor a Deus, a família, ao próximo e a Pátria, os desbravadores realizam diversas atividades recreativas (desfiles, acampamentos, caminhadas, dentre outros) de aprendizado, filantrópicas e sociais.

A direção do Clube Centro América agradeceu a participação dos policiais e reforçou que a fala de pessoas de fora do ambiente do clube, fortalece as orientações e instruções trabalhadas cotidianamente nas reuniões do grupo.

Os investigadores reforçaram a parceria tanto com o Clube de Desbravadores, bem como o próprio SESC, se dispondo a participar dos mais diversos públicos em programas e projetos de prevenção a qualquer tipo de violência.

Fonte | Assessoria PJC-MT
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)