A campanha tem como objetivo informar os consumidores de alguns direitos básicos que muitos não estão cientes no momento de cancelar um contrato, como o fato de que é possível cancelar sem falar com um atendente, que o cliente não é obrigado a estar em dia com todas as mensalidades para pedir o cancelamento e que a empresa não pode condicionar o cancelamento à retirada de um equipamento (como modems ou receptores) da residência do consumidor.
Entre as dicas dadas pela agência, ela lembra que desde que o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGC) entrou em vigor em 2014 o usuário pode fazer o cancelamento a qualquer momento, sem precisar falar com atendente, tanto por telefone quanto pelo próprio site da operadora, quem tem até 48h desde a efetuação do pedido para cancelar a linha. A agência ainda lembra os clientes de sempre salvarem o número de protocolo do pedido, que deve ser enviado pelas operadoras por SMS ou e-mail até 24h após o atendimento, já que é esse protocolo a principal prova de que foi mesmo feito um pedido de cancelamento pelo usuário.
Além de divulgar dicas em suas redes sociais, a Anatel também promoverá em diversas cidades debates e ações de esclarecimento sobre os direitos dos consumidores na hora de cancelar um serviço, além da disponibilização de um hotsite que serve para tirar as principais dúvidas sobre cancelamento de qualquer cliente.
Fonte | Canaltech