Além de Silval, outros réus na quinta fase da Operação Sodoma tiveram depoimentos agendados

A quinta fase da Operação Sodoma encerrou as oitivas com testemunhas após serem ouvidos Silvia Mara Gonçalves e Francisco de Assis Amâncio Figueiredo Dorileo, na última terça-feira (12).  Dois dias depois, o juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, da Sétima Vara Criminal, já determinou o início dos depoimentos dos réus para o dia 10 de abril.

O primeiro a depor é o ex-governador Silval Barbosa. Ele e pelo menos outros cinco (as únicas exceções são José de Jesus Nunes Cordeiro e Francisco Faiad) falarão como delatores.

Na sequência do ex-governador, serão ouvidos o ex-chefe de gabinete de Silval, Sílvio Cezar Corrêa de Araújo (às 15h30), e por fim o ex-secretário da SAD Cesar Roberto Zilio (às 17 horas).

Já no dia 11 de abril serão interrogados o ex-secretário da SAD, Pedro Elias Domingos de Mello (às 14 horas), o sócio do Marmeleiro Auto Posto, Juliano Cezar Volpato (às 15h30), e o ex-secretário-adjunto de Infraestrutura Valdísio Juliano Viriato (às 17 horas).

Os interrogatórios continuam no dia 12 de abril, quando o juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues ouve o outro dono do Marmeleiro Auto Posto, Edézio Correa (às 14 horas), depois é a vez do ex-secretário-adjunto da extinta Secretaria de Pavimentação e Transporte (Septu) Alaor Alvelos Zeferino de Paula (às 15h30), com o dia fechando com  Diego Pereira Marconi (às 17 horas).

As inquirições dos réus se encerram no dia 15 de abril de 2019 – ocasião em que serão interrogados os acusados ex-adjunto da SAD José de Jesus Nunes Cordeiro (às 14 horas) e o advogado e ex-secretário da SAD Francisco Anis Faiad (às 15h30).

ENTENDA A FASE

Nesta quinta fase da operação, são investigadas fraudes em licitações comandadas pela organização criminosa instalada no Executivo para direcionar e subtrair valores dos contratos celebrados (de 2011 a 2014) entre as empresas Marmeleiro Auto Posto Ltda e Saga Comércio e Serviço Tecnológico e Informática Ltda e o Governo do Estado.

Essas empresas receberam aproximadamente R$ 300 milhões em licitações fraudadas com anuência e conluio do ex-governador e membros de sua equipe. Com o dinheiro desviado, os membros da quadrilha realizaram pagamento de propinas em benefício da própria organização criminosa até um montante que ultrapassa os R$ 7 milhões, estimam os investigadores da Polícia Civil e o Ministério Público.

Segundo a apuração, as empresas foram utilizadas pela organização para desvios regulares de recursos públicos e recebimento de vantagens indevidas. Eles utilizavam para isso essencialmente duas secretarias-chave na administração pública: a antiga Secretaria de Administração (SAD — hoje Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão) e a já extinta Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Septu), que fora desmembrada da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra), existente até hoje.

A Operação Sodoma Cinco foi deflagrada em fevereiro de 2017 pela Delegacia Fazendária (Defaz), com o cumprimento de mandados de prisão contra o ex-governador Silval Barbosa, seu ex-chefe de gabinete, Sílvio Correia, o ex-adjunto de Administração, José Nunes Cordeiro, o ex-secretário de Administração, Francisco Faiad, e o ex-adjunto de Infraestrutura, Valdísio Viriato.

Dia 10 de abril de 2019 – ocasião em que serão interrogados os acusados abaixo registrados:

1 – SILVAL DA CUNHA BARBOSA – 14 horas 

2 – SILVIO CEZAR CORRÊA ARAÚJO – 15:30 horas 

3 – CESAR ROBERTO ZILIO – 17 horas

Dia 11 de abril de 2019 – ocasião em que serão interrogados os acusados abaixo registrados:

1 – PEDRO ELIAS DOMINGOS DE MELLO, às 14 horas.

2 – JULIANO CEZAR VOLPATO, às 15:30 horas;

3 – VALDÍSIO JULIANO VIRIATO, às 17 horas

Dia 12 de abril de 2019 – ocasião em que serão interrogados os acusados abaixo registrados:

1 – EDÉZIO CORREA, às 14 horas;

2 – ALAOR ALVELOS ZEFERINO DE PAULA, às 15:30 horas

3 – DIEGO PEREIRA MARCONI, às 17 horas;

Dia 15 de abril de 2019 – ocasião em que serão interrogados os acusados abaixo registrados:

1 – JOSÉ DE JESUS NUNES CORDEIRO – 14 horas 

2 – FRANCISCO ANIS FAIAD – 15:30 horas

 

Fonte | Folhamax

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)