Rogério Gallo afirma que negociação para transferir parcela para setembro não avançou

O Governo do Estado deve desembolsar cerca de R$ 141 milhões no próximo dia 6, quarta-feira, para comprar dólar e, assim, pagar a parcela da dívida dolarizada que Mato Grosso possui com o Bank Of America. A informação é do secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, que conversou com jornalistas nesta manhã de sexta-feira (1º), quando participava da cerimônia de posse do novo procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges.

De acordo com o secretário, a expectativa de cumprir com o Governo é muito grande e quase certo que o pagamento será realizado. Comprando o dólar no próximo dia 6, o Governo deverá efetuar o pagamento no dia 11, quando vence a parcela.

O secretário também foi questionado sobre a negociação que o Governo vem fazendo com o Banco Mundial para vender a dívida que Mato Grosso possui com o Bank Of America. O objetivo é que, com a venda, o Estado estenda o vencimento da dívida, hoje prevista para encerrar em 2022, para até 2039 e, em vez de dois pagamentos anuais, realizar pagamentos mensais, em valores menores.

Segundo Gallo, não foi possível aguardar a negociação com o Banco Mundial já para a parcela de março, uma vez que seu vencimento está próximo. A ideia é que Estado e a organização mundial firmem acordo já válido para o vencimento da próxima parcela, que vence em setembro deste ano.

“Logicamente, com o alongamento desta dívida nossa, hoje ela vence em 2022 e nós vamos alongá-la para 20 anos. Então, nós vamos passar a dever para o Banco Mundial em taxa de juros menores, alongando a dívida para 20 anos. Então, se a operação fechar em 2019, nós vamos estar até 2039, com os pagamentos mensais com algo em torno aí de U$ 1 milhão. Nós pagamos por ano algo em torno de U$ 70 milhões, vamos pagar U$ 12 milhões. Nosso fluxo de caixa melhora”, explicou.

Ainda segundo secretário, os representantes do Banco Mundial estiveram em Mato Grosso no início de fevereiro e devem voltar no final de março para dar continuidade à negociação.

A dívida foi adquirida pelo ex-governador Silval Barbosa para viabilizar as obras da Copa de 2014. O Bank of America comprou parte da dívida do Estado com a União, o que ampliou a capacidade de endividamento do Estado, permitindo novos investimentos e financiamentos.

Contudo, o contrato firmado não previa o controle cambial, que bloquearia que a dívida sofresse interferência de valorização do dólar, o que, na prática, resulta em aumento da dívida, fazendo com que cada parcela paga por Mato Grosso possua valor diferente. No total, o Estado emprestou U$ 479 milhões da instituição.

Fonte | Gazeta Digital

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)