Dezenas de empresários e servidores do setor de compras das Secretarias Municipais participaram na tarde desta quinta-feira (28) do 1º Simpósio de Compras Públicas de Rondonópolis. A classe empresarial atendeu ao chamado da Prefeitura para conhecer melhor os processos licitatórios e saber como se preparar para concorrer nos certames licitatórios do município.

A ideia de realizar o Simpósio surgiu após a equipe do departamento de compras e licitações do município notar a baixa participação de empresas locais concorrerem nos processos. “A nossa intenção é tornar as empresas aptas a participarem das compras e com isso aplicar os recursos em negócios aqui da cidade, girando e fomentando ainda mais a nossa economia”, comentou Daiany Paes, gerente do departamento de compras e licitações do município.

O prefeito Zé Carlos do Pátio comentou que muitas vezes nas licitações cerca de 10 ou 12 empresas participam e nenhuma de Rondonópolis aparece como interessada. Ele destacou que têm feito o pagamento dos fornecedores em dia e com isso pediu que os empresários tenham mais confiança no município e participem das concorrências.

Representantes das entidades representativas do comércio, indústria e prestação de serviços da cidade, ACIR e CDL, estiveram no encontro e afirmaram que esse é um momento importante para as empresas se prepararem e ter o município como um cliente potencial o que contribuiu com a geração de emprego e renda na cidade.

Os servidores do departamento do compras e licitação, além dos Secretários Municipais, apresentaram todos os detalhes que envolvem a realização de um processo licitatório, inclusive como as empresas devem se preparar na questão da documentação exigida em edital. Foi entregue aos participantes uma cartilha orientando passo a passo como funciona o processo e as empresas participantes puderam demonstrar interesse em fornecer para a Prefeitura por meio de um formulário entregue a todos.

O Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e o Observatório Social também foram representados comentaram da importância da realização do evento para o pequeno empresário e também para facilitar a questão da fiscalização.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)